COMANDO VERMELHO

Integrante do Comando Vermelho do RJ é preso na Zona Norte do Recife

''Du Mate'', um dos líderes do Comando Vermelho, foi preso após uma operação da Delegacia de Capturas de Pernambuco, que durou 20 dias para cercá-lo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/04/2018 às 14:44
Foto: Cortesia/Polícia Civil
''Du Mate'', um dos líderes do Comando Vermelho, foi preso após uma operação da Delegacia de Capturas de Pernambuco, que durou 20 dias para cercá-lo - FOTO: Foto: Cortesia/Polícia Civil
Leitura:

Um dos líderes do Comando Vermelho do Rio de Janeiro foi preso em Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (30). Rafael dos Santos Silva, conhecido como "Du Mate", estava sendo procurado pela polícia carioca para cumprir os 16 mandados de prisão abertos contra ele. 

De acordo com delegado Alberes Felix, da Delegacia de Capturas de Pernambuco, Du Mate foi preso no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife.

Operação e captura

"A equipe vinha investigando há 20 dias", conta o delegado. Para levantar o paradeiro do rapaz, que é de Pernambuco, foi feito o levantamento da identidade dele e de parentes.

Um informante da Polícia Civil conseguiu encontrar alguns endereços que Du Mate usava para se esconder. Na operação, policiais faziam campana no local informado mas sem sucesso de encontrá-lo, até que, na noite do domingo (30) tiveram a informação que o foragido iria dormir no local.

"Hoje pela manhã pudemos efetuar a prisão e ele não reagiu", diz o delegado. Ele será recolhido ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Uma operação realizada entre a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco com a SDS do Rio de Janeiro fará a transferência do preso.

O Comando Vermelho poderia estar armando uma invasão ao Morro da Babilônia

Du Mate, juntamente com outros criminosos que fazem parte do Comando Vermelho, foram expulsos do Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, por outra facção que assumiu o comando da comunidade.

De acordo com o Serviço de Inteligência do Rio, o Comando Vermelho estaria organizando uma possível invasão para retomar o Morro da Babilônia. Com a prisão de Du Mate, a investigação pode chegar a mais integrantes da facção.

"De alta periculosidade"

Em coletiva à imprensa, o delegado conta que "o criminoso capturado é um elemento de alta periculosidade". Dos vários assaltos que ele participou, um teve refém, troca de tiros e perseguição policial, dentro do Shopping do Botafogo, na capital carioca. Nessa investida, o grupo conseguiu levar mais de 3 milhões de reais em celulares.

"Este é um dos trabalhos mais relevantes de 2018 para a Delegacia de Captura", destaca Alberes Félix. "O Rio de Janeiro vem sofrendo com um alto grau de criminalidade e violência, e Pernambuco ajudou com a prisão de um dos criminosos. Não só por prendê-lo, mas por ele revelar informações importantes à polícia", pontua o delegado.

Últimas notícias