Fraude

Celpe denuncia desvio de R$ 645 mil em fábrica de gelo em Jaboatão

Os técnicos da companhia constataram que a fábrica realizava o desvio de energia diretamente no medidor, para que não fosse registrado o consumo real de eletricidade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/05/2018 às 21:25
Foto: Cortesia/Celpe
Os técnicos da companhia constataram que a fábrica realizava o desvio de energia diretamente no medidor, para que não fosse registrado o consumo real de eletricidade - FOTO: Foto: Cortesia/Celpe
Leitura:

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) denunciou nesta terça-feira (8) uma fábrica de gelo localizada no bairro de Jardim Jordão, Jaboatão dos Guararapes, após ser constatado o desvio de mais de R$ 645 mil por parte da empresa. A fábrica já havia sido flagrada no crime outras cinco vezes.

A Celpe estima que, desde 2012, a fábrica tenha desviado aproximadamente 848 MWh. Os técnicos da companhia constataram que a fábrica realizava o desvio de energia diretamente no medidor, para que não fosse registrado o consumo real.

De acordo com a Celpe, peritos do Instituto de Criminalística (IC) com o apoio da Polícia Civil identificaram irregularidades na medição de energia elétrica da fábrica. A inspeção foi solicitada pela companhia após encontrar indícios de fraudes nas instalações elétricas da empresa.

Notificada outras cinco vezes

A fábrica é reincidente no crime e já havia sido identificada com irregularidades na medição de energia em outras cinco ocasiões.
Além de efetuar a cobrança dos valores devidos de energia elétrica, a Celpe formalizou denúncia junto à Delegacia de Prazeres para a aplicação das sanções previstas em lei. Na ocasião, o gerente da fábrica foi encaminhado para à delegacia para prestar esclarecimentos à Polícia Civil.

A Celpe afirmou que permanece realizando o monitoramento dos clientes e lembrou que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. 

Últimas notícias