Zona Sul do Recife

Grupo suspeito de assalto a carro-forte no Shopping Recife é preso

O assalto aconteceu no mês de junho deste ano; quatros suspeitos foram presos na Região Metropolitana do Recife e outro na Paraíba

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/11/2018 às 11:54
Foto: Divulgação/PCPE
O assalto aconteceu no mês de junho deste ano; quatros suspeitos foram presos na Região Metropolitana do Recife e outro na Paraíba - FOTO: Foto: Divulgação/PCPE
Leitura:

A Polícia Civil divulgou, na manhã desta terça-feira (27), as informações da Operação Brucutu, que resultou na prisão de cinco suspeitos de assalto a um carro-forte no Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A ação aconteceu no mês de junho deste ano. O grupo é considerado extremamente perigoso.

De acordo com a polícia, as prisões foram realizadas no mês de agosto e no final do mês de outubro.

Em coletiva de imprensa, o delegado Luiz Alberto Braga, adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos, afirmou que o grupo já era conhecido por praticar assaltos a carros-fortes no Recife e na Região Metropolitana. Eles já tinham praticado outros três assaltos, mas só foram identificados no assalto ao Shopping Recife.

"Eles tinham um certo 'profissionalismo'. Desciam sempre em fila indiana, portando armas longas, fuzis e agiam com muita rapidez e energicamente", disse Luiz Alberto. "E isso levava as vítimas a soltarem o malote e não ter nenhum tipo de reação", afirmou.

Os líderes do grupo, identificados como José Clóvis da Silva Filho, o 'Claudinho', e Ronaldo Luiz Coutinho de Souza, 'Ronaldinho', ambos com 37 anos, respondem judicialmente por uma chacina na Zona Norte de Recife. Eles praticam crimes há 20 anos e são acusados de um homicídio durante outro assalto a carro-forte. Os outros suspeitos foram identificados como Bárbara Gonzaga Rodrigues da Silva, 25, Dawyson Thyago Azevedo, 28 e João Elísio Pereiro de Araújo, 43.

Segundo Luiz Alberto, Bárbara Gonzaga era a responsável por passar as informações sobre o local para o grupo. "Pelas câmeras, a gente percebeu que ela vinha fazendo reconhecimento do local do crime, semanas antes.", informou. "No dia do crime, ela está sentada exatamente na frente do carro-forte. Ela sai quarenta segundos antes da ação".

Assaltante morava na AV. Boa Viagem

"O 'Claudinho' foi preso em um apartamento de aproximadamente de R$ 2 milhões de reais, na Avenida Boa Viagem", declarou. "O Ronaldo foi preso em um Shopping de Olinda e estava com um carro de luxo. Recebemos a informação de que ele tem um apartamento de luxo na beira-mar de Olinda", finalizou Luiz Alberto.

Bárbara e Dawyvson Thyago foram presos no bairro do Pina, e João Elísio, que já tinha passagem pela polícia, foi preso em Sítio Pernambuquinho, no município de Itabaiana, na Paraíba.

Outros dois suspeitos, que não tiveram a identidade revelada, ainda estão sendo procurados pela polícia.

Suspeito do crime já passou por transplante de rim

Durante a coletiva, o Delegado Vinicius Notari, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, explicou a razão dos três suspeitos estarem soltos apesar da quantidade de crimes que eles praticaram.

"João Elísio estava em liberdade condicional e voltou a reincidir. Ele nunca deixou de praticar crimes", alegou Vinicius Notari. "O 'Ronaldinho' foi agraciado com a regime aberto humanitário, tendo em vista que ele tinha problema de rim, fazia hemodialise e chegou até a fazer um transplante".

Ronaldo saiu do sistema penitenciário com uma tornozeleira eletrônica, mas tirou para cometer os crimes. Ele foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo e por documento falso.

Por fim, o delegado Vinicius Notari afirma que acredita que a prisão do grupo deverá reduzir o número de crimes em Pernambuco.

Últimas notícias