Retorno

Município de Alagoinha volta a receber água nas torneiras

Após seis anos em colapso, por causa da seca rígida na região, os 15 mil moradores da região acordaram com água nas torneiras

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/12/2017 às 19:58
Foto: Divulgação/Compesa
Após seis anos em colapso, por causa da seca rígida na região, os 15 mil moradores da região acordaram com água nas torneiras - FOTO: Foto: Divulgação/Compesa
Leitura:

O município de Alagoinha ganhou uma boa notícia neste sábado (16). Após seis anos em colapso, por causa da seca rígida na região, os 15 mil moradores da região acordaram com água nas torneiras. Depois de quase 50 dias de trabalho, os técnicos da Compesa conseguiram concluir os testes do sistema, que viabilizaram o retorno do atendimento pela rede de distribuição.

O objetivo das equipes é de restabelecer o fornecimento de água da cidade, até então assistida por carros-pipa. "Cumprimos assim o compromisso assumido pelo governador Paulo Câmara com a população de voltar a distribuir água para Alagoinha", afirma o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

O centro de Alagoinha é a primeira área da cidade a receber água. Da Estação de Tratamento de Água-ETA-Pesqueira a água tratada segue até Alagoinha por um trecho novo da Adutora do Agreste, com cerca de 18 quilômetros de extensão, a partir da água armazenada na Barragem de Ipaneminha. O manancial ficou em colapso por seis anos consecutivos e voltou a acumular água no inverno deste ano." Precisamos realizar várias obras para viabilizar a volta da operação do sistema, uma ação que exigiu muito trabalho e dedicação das nossas equipes técnicas e operacionais e um período longo de testes”, esclareceu o diretor do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.

Fonte para outros municípios

Além dos 15 mil moradores de Alagoinha, a Barragem de Ipaneminha também é a única fonte de abastecimento de água para a população dos bairros Eucalipto, Loteamento Leonardo, Vila Anápolis, Santo Antônio, Bairro Central e José Rocha, em Pesqueira.

Últimas notícias