saúde

Pernambuco celebra Semana Mundial de Amamentação

Atividades voltadas ao tema acontecem em diversos hospitais

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/08/2013 às 14:31
Foto: Camila Figueiredo/JC
Atividades voltadas ao tema acontecem em diversos hospitais - FOTO: Foto: Camila Figueiredo/JC
Leitura:

A Semana Mundial de Amamentação, que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, começa nesta quinta-feira (1º) e conta com programação diversificada no Recife. Diversos hospitais da capital pernambucana montaram atividades especiais para incentivar e orientar as mães sobre a maneira correta de amamentar seus filhos. Médicos lembram que o leite materno é considerado o melhor alimento para bebês de até 6 meses, pois ajuda no crescimento e na prevenção de doenças.

Boa parte das atividades programadas para esta semana acontecem nos hospitais públicos que contam com banco de leite materno. Com o tema "Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!", a campanha da Secretaria Estadual de Saúde foi lançada nesta manhã com a apresentação dos programas de incentivo ao aleitamento no Estado no ano passado em evento na sede da Secretaria, no bairro do Bongi, na zona Oeste do Recife. No total, 6.887 mulheres fizeram doação de leite em Pernambuco em 2012. Os 7,6 mil litros de leite recolhidos beneficiaram cerca de 10 mil bebês.

Nesta manhã, o prédio da Secretaria também recebeu teatro de fantoches das Mães Monitoras do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip). O espetáculo foi aberto ao público e mostrava a importância de realizar o aleitamento. Representantes de outras unidades de saúde estiveram no local e apresentaram as atividades desenvolvidas para auxiliar as mães a amamentar seus filhos. Hospital Memorial Guararapes e Faculdade ASCES de Caruaru foram alguns dos presentes.

Confiras a programação nos principais hospitais de Pernambuco:

Hospital Agamenon Magalhães (HAM): Sob o tema “Tão bom quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você", a unidade vai comemorar a semana com distribuição de camisas e panfletos

Hospital Barão de Lucena (HBL): Nesta sexta-feira (2), exibe, às 9h, filme do Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e aconselhamento para as mães do alojamento Canguru seguido de oficina de bijuterias. Às 10h, caminhada pelo Hospital, divulgando a cartilha de Aleitamento Materno para os profissionais de saúde e a sala de Apoio a Amamentação à mulher trabalhadora.

Hospital Jesus Nazareno (Caruaru): Nesta quinta-feira (1)gosto (quinta-feira), a unidade participa, durante a abertura da Semana Mundial de Amamentação, na SES, de palestra, às 14h30, com a enfermeira Raquel Bezerra.

Últimas notícias