Saúde

Síndrome de Down sem sedentarismo

Ação hoje no Parque da Jaqueira terá atividades físicas. Especialistas indicam exercícios para evitar sobrepeso

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/03/2015 às 6:00
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Ação hoje no Parque da Jaqueira terá atividades físicas. Especialistas indicam exercícios para evitar sobrepeso - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Melhorar o condicionamento físico, prevenir o sobrepeso, promover o fortalecimento muscular e a socialização são os principais objetivos da prática de exercício físico por pessoas com síndrome de Down, cujo dia internacional é marcado hoje por atividades no Recife. No Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, a mensagem sobre a importância de deixar de lado o sedentarismo é transmitida em ação no Parque da Jaqueira, das 8h às 11h30, por profissionais da Academia da Cidade, que incentivam a prática de exercícios entre esse público, que tem uma chance aumentada de desenvolver sobrepeso, em comparação com a população em geral. 

“As pessoas com síndrome de Down têm a tendência de acumular gordura abdominal. Precisam estar sempre atentas aos hábitos alimentares, além de praticar exercícios regularmente, desde bebês”, explica a médica geneticista Paula Arruda, diretora da organização não governamental Novo Rumo, que oferece apoio a crianças e jovens com síndrome de Down.

“E são pessoas que parecem ter um paladar aguçado. São ótimas de garfo. Então, não podem abandonar uma vida saudável”, acrescenta a geneticista, que participa de evento alusivo à data, hoje à tarde, no Shopping Guararapes, em Piedade, Região Metropolitana do Recife. Ela reforça que os desafios enfrentados por quem convive com síndrome de Down têm sido superados positivamente graças a atividades realizadas sob a supervisão de médicos e profissionais de outras áreas, como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física. 

“A prática de qualquer exercício físico tem que ser supervisionada. Para as pessoas com síndrome de Down, é importante manter atividades para controlar o peso e as taxas de colesterol e glicose, como também para evitar a perda de massa muscular”, informa o personal trainer Adenilson Carneiro de Holanda. Outro ponto, segundo o especialista, é que o exercício dá uma mãozinha para promover o conhecimento do corpo, a autoestima e a socialização. “É de muita valia que pessoas com Down percebam ter aptidão para realizar tarefas que qualquer outro indivíduo faz.”

Sobre o tipo de exercício indicado para quem convive com essa condição genética, Adenilson avisa: “Não dá para generalizar, pois é fundamental considerar a atividade apreciada por cada um. A prática não deve ser associada a sacrifícios, e sim ao prazer”. Foi assim com a estudante Mariana Cavalcanti de Faria, 33 anos. Por duas décadas, ela se dedicou ao balé, mas chegou a hora de experimentar outro exercício. Decidiu levantar uns pesinhos e acabou se apaixonando pela musculação. 

Religiosamente, ela malha todas as terças e quintas-feiras. “Não gosto de faltar”, conta Mariana, ao mostrar empenho para atingir resultados. Ganhou massa muscular e tem controlado o peso. A cada mês, ela e o professor comemoram uma conquista. Recentemente, conseguiu aumentar a carga durante os exercícios de braço. “Não uso mais o pesinho leve. Agora, é bem pesado”, comemora Mariana.

Leia a matéria completa e a programação de hoje alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down no caderno Cidades

Últimas notícias