Saúde

Imip tem o 1º Ambulatório de Dieta Cetogênica para Epilepsia do Norte/Nordeste

Serviço é voltado para pacientes que convivem com a doença neurológica e não apresentam melhora das crises convulsivas com os tratamentos medicamentosos convencionais

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 26/03/2016 às 11:41
Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Serviço é voltado para pacientes que convivem com a doença neurológica e não apresentam melhora das crises convulsivas com os tratamentos medicamentosos convencionais - FOTO: Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Leitura:

É no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife, que funciona o primeiro Ambulatório de Dieta Cetogênica para Epilepsia do Norte/Nordeste. O serviço, que realiza atendimentos há quase quatro meses, é voltado para os pacientes que convivem com a doença neurológica e não apresentam melhora das crises convulsivas com os tratamentos tradicionais.

“Cerca de 70% dos casos da doença podem ser controlados com o tratamento medicamentoso convencional, mas os 30% restantes são classificados como epilepsias refratárias de difícil controle. Para esses pacientes, pode-se indicar a dieta cetogênica, que melhora as crises”, diz a neuropediatra Adélia Henriques Souza, do Imip. 

Hoje, no Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, a médica explica que essa estratégia nutricional é mais uma alternativa terapêutica para controle da doença, que acomete cerca de 1% da população em todo o mundo. “A dieta cetogênica é rica em gorduras, isenta de carboidratos e muito pobre em proteínas”, explica Adélia, que é presidente da Liga Brasileira de Epilepsia (LBE). Esse tipo de orientação nutricional simula alterações bioquímicas associadas aos períodos de jejum, que melhora as crises de epilepsia.

A neuropediatra Adélia Henriques Souza diz que dieta cetogênica não prejudica o desenvolvimento infantil e deve ser seguida com acompanhamento de especialistas

Apesar de ser uma dieta especial, ela não prejudica o desenvolvimento infantil e é balanceada de acordo com altura, idade e peso ideal da criança. O paciente continua a receber energia, minerais e vitaminas através da alimentação. “Mas é preciso fazer adaptações no cardápio que nem sempre são fáceis, pois são recomendados alimentos que não são comuns ao cardápio da casa. Por isso, o Ambulatório de Dieta Cetogênica para Epilepsia faz uma reunião mensal com as famílias para que elas possam analisar se têm condições de oferecer o cardápio às crianças”, frisa Adélia. 

Para se atendido pelo serviço, que funciona às terças-feiras, a partir das 7h no Imip, o paciente precisa ser encaminhado por um neuropediatra que já tenha indicado todas as opções medicamentosas para o tratamento da epilepsia e, ainda assim, a criança não apresentou melhora das crises convulsivas. 

“O nosso objetivo não é tirar a medicação. O novo cardápio é mais uma alternativa terapêutica. Mas tenho paciente que, ao seguir a dieta cetogênica, não precisou mais usar medicamentos”, informa Adélia. Atualmente, o Ambulatório de Dieta Cetogênica para Epilepsia do Imip tem 15 pacientes registrados, entre 1 e 16 anos, além de um adulto. É bom frisar que a dieta deve ser seguida com acompanhamento criterioso de médicos e nutricionistas. 

CAMPANHA

Em prol da conscientização da epilepsia, a fonte da Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, ganha hoje iluminação especial na cor roxa, assim como outras fontes em todo o Brasil. O roxo é a cor que marca o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia. A doença é caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que são recorrentes e geram as crises epilépticas. Elas podem se manifestar com alterações da consciência ou eventos motores, sensitivos/sensoriais e autonômicos (como suor excessivo e queda de pressão) ou psíquicos involuntários percebidos pelo paciente ou por outra pessoa.

Historicamente, a doença traz uma bagagem de preconceitos e estigmas. Por isso, a campanha reforça que pacientes com epilepsia, desde que controlados, podem e devem ser inseridos na sociedade: ou seja, devem trabalhar, estudar, praticar esportes e se divertir. 

Últimas notícias