TECNOLOGIA

Jaboatão lança aplicativo para acompanhamento de consultas

Através do celular ou do computador, o paciente recebe um aviso com data e hora do atendimento

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 01/05/2017 às 14:17
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, contam agora com um um novo serviço que promete facilitar o acompanhamento da marcação de consultas especializadas ou exames: o “De Olho na Consulta”. Por meio de um aplicativo para smartphone ou computador, o paciente recebe o aviso da Central de Regulação sobre local, data e horário do atendimento.

A marcação é feita na mesma Unidade de Saúde da Família (USF), após o clínico passar a requisição. Com a informação dada pelo celular ou computador, os pacientes não precisam mais se deslocar às USFs para saber quando serão atendidos nas policlínicas. O objetivo do serviço é reduzir as longas filas nas unidades de saúde.

"Estamos investindo em uma melhor estrutura da rede de saúde de Jaboatão e também inovando com tecnologia para garantir uma melhor comodidade aos nossos usuários. A marcação da consulta poderá ser acompanhada de casa, do trabalho, ou seja, de qualquer lugar, sem a necessidade da peregrinação até as unidades de saúde”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima, “das 106 unidades de saúde, entre unidade básica e especializada, 49 já utilizam o sistema de regulação para se cadastrar e, dessa forma, os usuários passam a acompanhar seu agendamento pelo aplicativo”. A Superintendência de Regulação trabalha para que 100% da rede utilize o sistema de cadastro, e assim, os usuários possam vir a utilizar o aplicativo para acompanhar seu agendamento.

Infográfico

APP JABOATÃO

ORIENTAÇÃO

Desde o mês passado, uma equipe da Central de Regulação tem ido às USFs para orientar os usuários sobre como utilizar o serviço. Para marcar sua consulta especializada ou exame, o paciente deve comparecer à unidade de saúde mais próxima da sua casa com sua prescrição médica e, caso não consiga realizar o agendamento na hora, é cadastrado no sistema. Daí recebe um código que lhe permite acompanhar o agendamento pelo aplicativo De Olho na Consulta. O retorno à unidade de origem só ocorrerá uma vez, quando sua solicitação estiver autorizada, para receber a chave de acesso que lhe permitirá o atendimento para consulta especializada ou exame.

O aplicativo está disponível no Google Play ou através do site www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. O município oferece hoje 30 especialidades médicas e 15 exames especializados.

Últimas notícias