Influenza

Recife não atinge meta de vacinação contra gripe

Apesar do final da Campanha Nacional, Recife continuará aplicando doses da vacina até proteger 90% do público-alvo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/06/2017 às 21:51
Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Apesar do final da Campanha Nacional, Recife continuará aplicando doses da vacina até proteger 90% do público-alvo - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Leitura:

Mesmo com o fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, moradores do Recife que integram o grupo considerado em risco e que ainda não receberam o imunizante poderão ser vacinados em postos da cidade. A explicação da Secretaria Municipal de Saúde é que a intenção de proteger 90% do público-alvo não foi alcançada e que a aplicação será mantida até que o objetivo seja batido. Ao todo, já foram aplicadas 303.825 doses.

Segundo a Prefeitura, até a tarde desta segunda-feira (12), 84,29% do grupo de risco foi protegido. Quem ainda não foi protegido pode encontrar a vacina em todas as Unidades de Saúde da Família, Policlínicas da Secretaria e até em supermercados, como o Hiper Bompreço de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.

Público-alvo

Devem tomar a vacina todas as crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias e idosos acima de 60 anos de idade. Indígenas e professores das redes pública e privada também devem se proteger, além de pacientes com doenças crônicas, que devem apresentar prescrição médica.

A vacina

A vacinação protege contra três tipos de vírus, o H1N1, o H3N2 e B. A influenza pode ser transmitida através do contato com secreções de pessoas infectadas e é de "elevada transmissibilidade", segundo especialistas.

Locais de vacinação no Recife

Os recifenses podem ser protegidos em todas as Unidades de Saúde da Família, Upinhas, Policlínicas da Secretaria de Saúde e Unidades Básicas Tradicionais. O imunizante também está sendo disponibilizado para aplicação no Hiper Bompreço de Boa Viagem, Extra da Benfica, Ferreira Costa da Imbiribeira e no mercado da Encruzilhada até a próxima sexta-feira (16).

Últimas notícias