Mobilização

Médicos do Recife realizam paralisação de advertência de 48h

Nestes dois dias, apenas trabalhos de urgência e emergência serão realizados na cidade, com os serviços eletivos e ambulatoriais suspensos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/07/2017 às 9:42
Foto: Thiago Graf/Simepe
Nestes dois dias, apenas trabalhos de urgência e emergência serão realizados na cidade, com os serviços eletivos e ambulatoriais suspensos - FOTO: Foto: Thiago Graf/Simepe
Leitura:

Um grupo de mais de 50 médicos da rede municipal de saúde do Recife protesta na manhã desta quarta-feira (26) contra as condições estruturais dos postos da cidade. O ato acontece na Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na União das Vilas, em operação na Rua Sacadura Cabral, no Espinheiro, Zona Norte do Recife. Atualmente a unidade funciona em um contêiner.

A mobilização serve de alerta para uma paralisação de advertência que terá 48h. Nestes dois dias, apenas trabalhos de urgência e emergência serão realizados na cidade, com os serviços eletivos e ambulatoriais suspensos.

Reivindicações

O ato tem como intuito chamar a atenção do poder público para a solução de problemas nas condições de trabalho, questões de segurança, estrutura física e programa de perceptoria, segundo o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). O aumento salarial também está na lista de reivindicações.

Resposta

Em resposta, a Prefeitura do Recife comunicou que "vem discutindo ações de fortalecimento da segurança das unidades de saúde", tendo inclusive contratado 44 vigilantes e nomeado 379 guardas municipais no início do ano.

Sobre a estrutura, foi informado que 24 unidades de saúde passam por requalificação com investimento de R$ 4,4 milhões. Além disso, uma programação orçamentária da ordem de R$ 47 milhões é destinada para insumos e medicamentos. A expectativa é de que as equipes da estratégia de saúde da família estejam completas com profissional médico até o fim de agosto.

Últimas notícias