Mamografia

Câncer de mama: CasaRosa faz agendamento para mamografias gratuitas

Exames para diagnóstico precoce do câncer de mama serão realizados pela Santa Casa de Misericórdia do Recife até o fim de outubro de 2017

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 02/10/2017 às 15:13
Foto: Divulgação
Exames para diagnóstico precoce do câncer de mama serão realizados pela Santa Casa de Misericórdia do Recife até o fim de outubro de 2017 - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A organização não-governamental (ONG) CasaRosa promove terça-feira (03/10) e quarta-feira (04/10), das 8h às 12h, agendamento para mamografias gratuitas. A ação, voltada para mulheres com idades de 50 a 69 anos, é fruto da parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Recife e reforça a campanha mundial Outubro Rosa de conscientização para o câncer de mama.

Serão oferecidos 140 exames com prazo para realização até 31 de outubro de 2017. Interessadas devem comparecer à sede da instituição, localizada na Rua 24 de junho, 108, na Encruzilhada, bairro da Zona Norte da cidade, munidas de comprovante de residência, cartão do SUS e RG. O exame é necessário para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

"A mamografia ainda é temida por muitas mulheres pelo medo do diagnóstico de câncer de mama e pelo incômodo da compressão, contudo é fundamental realizá-la pelo menos uma vez ao ano, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Facilita para detectar lesões precoces, não palpáveis em estágio subclínico”, destaca a diretora Cristina Maranhão, que atua ao lado de Bruna Trajano e Kadja Camilo.

APOIO

A ONG CasaRosa foi criada há cerca de três anos para dar assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade social, procedentes do interior de Pernambuco e que precisam realizar tratamento de quimioterapia e radioterapia nos hospitais públicos do Recife. Para receber esse suporte, incluindo acompanhantes, é preciso encaminhamento do serviço médico ou do serviço social de locais como Hospital Universitário Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clinicas, Hospital Barão de Lucena e Hospital de Câncer de Pernambuco. O espaço é mantido por doações (pessoas físicas e jurídicas) e com a ajuda de voluntários como assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

Últimas notícias