Boa notícia

Paciente com suspeita de botulismo terá alta de UTI nas próximas 48 horas

Evolução do quadro clínico tem sido positiva. Homem continuará sendo atendido na enfermaria, ainda sem previsão de alta médica

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 30/01/2018 às 12:29
Foto: Felipe Jordão/JC Imagem
Evolução do quadro clínico tem sido positiva. Homem continuará sendo atendido na enfermaria, ainda sem previsão de alta médica - FOTO: Foto: Felipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

O paciente Ronaldo Alves, 48 anos, com suspeita de botulismo, deverá sair da UTI do Hospital Oswaldo Cruz para a enfermaria nas próximas 48 horas. Ele é uma das três pessoas de uma mesma família que apresentou sintomas da doença e foram internadas na semana passada.

Em coletiva concedida no final da manhã desta terça-feira (30), o médico Demétrius Montenegro, chefe do setor de infectologia do Oswaldo Cruz, informou que o quadro de saúde de Ronaldo não é mais considerado grave. "Clinicamente ele está muito bem e apresentando uma evolução significativa."

O médico explicou que a paralisia facial apresentada inicialmente está sendo revertida, mas o paciente continua utilizando uma sonda para ajudar na alimentação. "Ainda é cedo para falar em previsão de alta médica, mas ele está reagindo muito bem e não apresentou nenhuma infecção. No máximo, em 48 horas, ele vai para enfermaria, onde continuará recebendo os cuidados médicos", explicou o infectologista.

Os outros dois pacientes são os pais de Ronaldo. Lúcia Barbosa, 65, e José Ronaldo, 69, estão internados em hospital particular e o estado de saúde deles não foi divulgado. O casal deu entrada na unidade de saúde no último dia 24 de janeiro e, no dia seguinte, Ronaldo foi internado no Oswaldo Cruz.

A doença não é transmitida entre pessoas, mas por meio de toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Houve suspeita de que um torta de frango tivesse provocado a contaminação, mas isso também já foi descartado.

ALIMENTOS RECOLHIDOS

Segunda-feira (29), a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Olinda coletaram outros alimentos na casa da família, localizada em Peixinhos, em Olinda, no Grande Recife, para realização de novos testes. Amostras de charque, queijo do reino, mel e goiabada em calda que estavam com prazo de validade vencidos ou mal acondicionadas serão encaminhadas ao Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, para exames.

Últimas notícias