COMBATE AO SARAMPO

Mais de 170 postos estão vacinando contra sarampo e pólio neste sábado no Recife

Este sábado é o Dia D da campanha de vacinação contra as duas doenças. Além dos 170 pontos de atendimento fixos, 15 postos volantes estão vacinando

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/08/2018 às 7:00
Foto: Diego Nigro/ JC Imagem
Este sábado é o Dia D da campanha de vacinação contra as duas doenças. Além dos 170 pontos de atendimento fixos, 15 postos volantes estão vacinando - FOTO: Foto: Diego Nigro/ JC Imagem
Leitura:

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite começou no último dia 6 e, desde então, mais de 20 mil doses já foram aplicadas no Recife. Neste sábado (18), um dia após a confirmação de dois casos de sarampo no Estado, acontece o Dia D da vacinação. Em toda a cidade, 185 postos de saúde fixos e volantes estão realizando a imunização de crianças com mais de um ano e menos de cinco anos.

Até a última quinta-feira (16), 25% do público alvo da campanha tinha sido vacinado com doses da tríplice viral e do imunizante contra o sarampo. De acordo com o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, a meta é que 76 mil crianças sejam imunizadas. “Na nossa parcial, já haviam sido aplicadas mais de 20 mil doses no Recife. O número é considerado bom, quando analisamos uma média nacional, mas demonstra o tamanho do desafio que ainda temos nos próximos dias”, esclarece.

O pequeno Ádrian Cléber dos Santos, 3 anos, foi levado pela mãe, Alexsandra Fonseca, 20 anos, para ser imunizado na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, nessa sexta-feira. “Eu já sabia da campanha, mas estava tentando conseguir um tempo para trazê-lo. Faltavam essas duas doses. Trouxe hoje porque sei que é importante”, comenta a mãe, que é vendedora.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 115 mil meninos e meninas já foram vacinados em Pernambuco, o que representa 21% da meta. A estimativa é que 544.180 crianças, independente da situação vacinal, recebam as doses em todo o Estado. “Sabemos que esse público é o que pode sustentar uma propagação de casos, por isso a importância de ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária”, comenta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo. Ainda segundo ela, é preciso que haja a mobilização dos pais para a vacinação dos pequenos neste Dia D.

A gerente de administração Eliciane Alves, 34 anos, também levou o filho, Caio Soares, 4 anos, na Policlínica Lessa de Andrade. “Ele veio tomar a vacina contra a poliomielite. Eu não acompanhava a campanha, mas o pediatra indicou e me falou da importância. As outras vacinas estão em dia, inclusive a contra o sarampo. Só faltava essa e uma outra, do calendário normal de vacinação”, conta.

No bairro de Santo Amaro, área central do Recife, moradores ganharam mais um ponto de vacinação. Foi inaugurada ontem a Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Amaro III, na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. Durante a abertura, algumas doses foram aplicadas, mas as atividades na sala foram encerradas no final da manhã e devem ser retomadas neste sábado. Os demais serviços da USF só começam a ser oferecidos na segunda-feira (20).

Pontos de vacinação

A Abertura do Dia D acontece na Upinha Dia Bongi/Novo Prado, na Zona Oeste do Recife, mas a vacinação pode ser feita, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde com sala de vacinação da cidade. Estão espalhados pelo Recife 15 postos volantes que funcionam neste mesmo horário. Estas unidades estão instaladas no Shopping Tacaruna; na Rua Imperial, no bairro de São José; na Praça da Jaqueira; na Praça Pinto Damásio, na Várzea, e nos supermercados Walmart da Avenida Recife e da Avenida Conselheiro Aguiar, além de outros pontos espalhados pelos distritos sanitários da cidade.

Últimas notícias