AVC

Saiba o que é um AVC, mal que acometeu Graça Araújo

São dois os tipos de acidente vascular cerebral que podem acometer o paciente

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/09/2018 às 23:35
Foto: Pixabay
São dois os tipos de acidente vascular cerebral que podem acometer o paciente - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

Em entrevista à Rádio Jornal, o neurologista Igor Brusk comentou sobre tipos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mal que acometeu a jornalista Graça Araújo, nesta quinta-feira (6)

"Quando uma artéria se rompe, o sangue sai de dentro da artéria para o cérebro. Alguns casos podem levar a um AVC hemorrágico. Alguns estão relacionados a maus hábitos como fumo e bebida alcoólica, outros tem a ver com má formação do cérebro ou ruptura de um aneurisma. No caso do aneurisma, não sabemos que temos. É um quadro muito súbito e a gente só descobre com a ruptura", afirmou Igor. 

Ao comentar sobre possíveis sequelas, o médico afirma que há casos em que a recuperação é total. "Em alguns casos há sequelas, mas é bem variável. Há recuperações de 100% e algumas com sequelas. Geralmente, é preciso um tempo, varia de pessoa para pessoa. É necessário fonoterapia, fisioterapia, mas depende do quadro apresentado em cada caso", concluiu o médico.

O que é

São dois os tipos de acidente vascular cerebral que podem acometer o paciente: o isquêmico é quando um coágulo impede a circulação do sangue numa região do cérebro; o hemorrágico significa o rompimento da artéria que irrigava a região, aí o sangue escorre para o tecido cerebral. Nos dois casos, o cérebro fica sem oxigenação e glicose. Ocorre a morte de neurônios por entupimento de uma artéria ou sua ruptura. As informações são da Revista Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

O derrame cerebral se instala subitamente, não dá sinais com antecedência. Por isso é preciso difundir os sintomas para que todos estejam atentos quando alguém está entrando numa crise súbita. Não conseguir sorrir, dormência num dos lados do corpo, não conseguir dar um abraço, por exemplo, por falta de força no braço e fala enrolada são motivos para levar a pessoa com urgência para o hospital. O atendimento deve ser imediato, pois o tecido cerebral não pode ficar muito tempo sem receber oxigênio e glicose, o que acontece nos casos de AVC.

A estimativa é que em cada grupo de seis pessoas, pelo menos uma tenha um AVC ao longo da vida. Os dados são alarmantes e por isso o foco das campanhas de combate à doença é a prevenção dos fatores de risco.

Segundo a neurologista Márcia Neiva, a principal causa do AVC é a hipertensão arterial sistêmica, popularmente chamada de pressão alta. Embora tenha um componente genético, a hipertensão e, por consequência o AVC, podem ser evitados com o controle do peso, alimentação saudável e atividades físicas. Já quem é hipertenso, tem diabetes e problemas de colesterol deve controlar esses fatores através do uso de medicamentos e acompanhamento médico.

As sequelas dependem da região que foi atingida, se é a responsável pelo movimento, pela fala ou pela visão. Pode acontecer ou não, dependendo do tempo entre o AVC e os procedimentos médicos para reverter os danos causados.

Graça Araújo

A apresentadora do TV Jornal Meio Dia e do programa Rádio Livre, da Rádio Jornal, Graça Araújo, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico extenso, no início da noite desta quinta-feira (6), enquanto treinava em uma academia localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A jornalista está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, área central da cidade. 

Graça Araújo pratica exercícios com regularidade e costuma participar de corridas, já tendo inclusive chegado ao pódio em algumas delas. Procura também manter uma alimentação saudável. Apresenta diariamente um quadro chamado "Consultório de Graça", no Rádio Livre, que entrevista profissionais de saúde de várias especialidades, abordando doenças e hábitos saudáveis.

Últimas notícias