Palco

Teatro Hermilo Borba Filho fechará para reforma

Equipamento público suspenderá atividades no segundo trimestre de 2015

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 06/08/2014 às 6:20
Marcos Pastich/PCR
Equipamento público suspenderá atividades no segundo trimestre de 2015 - FOTO: Marcos Pastich/PCR
Leitura:

Mais um teatro público da capital pernambucana fechará as portas para reforma. Desta vez, o Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, suspenderá suas atividades por tempo indeterminado, como ocorreu com o Teatro do Parque, há quatro anos e ainda sem que as obras tenham se iniciado. A interdição, prevista para maio ou junho de 2015, segundo gestores da secretaria de Cultura municipal, é para consertar problemas estruturais do prédio. 

A data de reabertura do Hermilo, no entanto, só será definida após a elaboração do projeto de reforma. A empresa responsável pelo plano venceu a licitação da Empresa de Urbanização do Recife (URB), mas o nome ainda não pode ser divulgado, por questões jurídicas, segundo o órgão. 

À frente da gerência do Centro de Formação e Pesquisa Apolo-Hermilo, o ator e diretor Carlos Carvalho explica que a decisão faz parte de um projeto da Prefeitura do Recife que monitora as condições físicas dos equipamentos e espaços públicos da cidade. “No ano passado, colocamos no monitoramento o Centro Apolo-Hermilo, a pedido do prefeito Geraldo Julio. A partir disso, o espaço foi vistoriado pela URB, ao longo do ano, para que fossem levantados os problemas que precisam ser reparados”, diz Carlos. 

Neste momento se aguarda a homologação da licitação e a assinatura do contrato de trabalho para desenhar o projeto. Só depois disso começam as obras. “Os dois teatros (o Hermilo e Apolo, que compõem o Centro de Formação Apolo-Hermilo) precisam de intervenções. Eles têm um problema histórico, que é infiltração. Quando chove muito ou quando a maré é alta, temos infiltrações pelo solo, que afetam os rebocos das paredes”, explica o gestor do espaço. 

O gerente adianta que o Teatro Apolo também vai fechar para reforma, mas só após a reabertura do Hermilo. “No Apolo, tem que quebrar a plateia do teatro para fazer a impermeabilização do chão. Já existe a ordem do prefeito para tocar esses projetos”, conta Carlos Carvalho.

Leia a matéria completa no Caderno C desta quarta-feira (06)

Últimas notícias