Cinquentenário

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém traz novos cenários para 50ª edição

Conheça as novidades do espetáculo encenado no maior teatro ao ar livre do mundo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/03/2017 às 15:55
Foto: Divulgação
Conheça as novidades do espetáculo encenado no maior teatro ao ar livre do mundo - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Muitas novidades e um grande elenco esperam o público que for assistir a temporada 2017 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que acontece de 8 a 15 de abril, em Brejo da Madre de Deus, a 160 km do Recife. Neste ano, o espetáculo encenado no maior teatro ao ar livre do mundo completa 50 anos de apresentações, e a Sociedade Teatral de Fazenda Nova introduziu novas cenas grandiosas, renovou figurinos e apresenta um elenco de artistas convidados com nomes de destaque no cenário nacional.

Uma das inovações cenográficas desta temporada poderá ser vista no cenário do Palácio de Herodes (Raphael Viana), onde acontece o Bacanal. Durante a festa, chegam os Sacerdotes judeus levando Jesus (Rômulo Arantes Neto) preso para que o Rei Herodes o julgue. A novidade nessa cena será a entrada apoteótica do Rei Herodes e sua Rainha Herodíades (Aline Riscado) em uma suntuosa e gigantesca carruagem dourada, conduzida por dezesseis escravos mascarados, usando figurinos negros, passando um clima de mistério e revelando toda a imponência do Rei da Galileia.

Além disso, a cinematográfica cena do Fórum Romano, onde Pôncio Pilatos (Joaquim Lopes) lava as mãos e condena Jesus à morte, será ainda mais impactante. A entrada do governador romano em seu Palácio, numa Biga Romana puxada por belos cavalos negros e brancos, foi totalmente renovada. Uma enorme passarela em pedra foi construída para dar total visibilidade à entrada do governador da Judéia em seu fórum, de forma que, no trajeto de acesso ao Palácio, toda a sua centúria estará perfilada lateralmente prestando reverência ao Procurador Romano.

Essas novas cenas vão enriquecer ainda mais a Paixão de Cristo, já consagrada como um mega espetáculo apresentado por 50 atores e cerca de 400 figurantes em uma cidade-teatro de 100 mil m², cercada por gigantescas muralhas de pedra de quatro metros e 70 torres de sete metros. Em seu interior, nove palcos plateia, que são réplicas dos prédios e lugarejos da Jerusalém dos tempos de Jesus, criam os cenários marcados pelo realismo e beleza plástica.

TRADIÇÃO

Assistido por cerca de 3,8 milhões de pessoas, a encenação é uma das principais atrações turísticas do Brasil na Semana Santa. Todos os anos, o espetáculo atrai, por dia, uma média de 7 mil espectadores que acompanham a encenação como se fossem o povo de Jerusalém que acompanhava o desenrolar dos acontecimentos dos últimos dias de Jesus. São pessoas de todas as idades, vindas de vários estados do Brasil e do exterior.

INGRESSOS

Os ingressos podem ser adquiridos em agências de viagens ou por meio do site oficial (www.novajerusalem.com.br). As entradas para o espetáculo custam de R$ 100 a R$ 140, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de crédito.

Últimas notícias