Janeiro de Grandes Espetáculos

Coletivo Grão Comum estreia 'Pro(FÉ)ta', peça sobre Dom Helder

Última obra da Trilogia Vermelha, obra ganha sessões no Teatro Arraial

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/01/2018 às 14:12
Divulgação
Última obra da Trilogia Vermelha, obra ganha sessões no Teatro Arraial - FOTO: Divulgação
Leitura:

Ainda dentro das estreias locais no Janeiro de Grandes Espetáculos, o Coletivo Grão Comum e Gota Serena encenam Pro(FÉ)ta – O Bispo do Povo, quarta-feira (17), às 19h, no Teatro Arraial. A obra foca em Dom Helder Câmara e encerra a Trilogia Vermelha, investigação do grupo sobre pensamentos de esquerda através dos vieses da cultura, educação e religião.

Os dois primeiros trabalhos do projeto, dedicados ao cineasta Glauber Rocha e ao sociólogo Paulo Freire, já deixavam claro o processo do Grão Comum, fundamentado no dialogismo. Textos que conversam entre si e tomam a história dos biografados como referência, mas não se encerram neles. Outra característica é o contato com o público, que é convidado a imergir na experiência.

O BISPO VERMELHO

No caso de Dom Helder, figura importante no combate à ditadura militar, às torturas praticadas pelo regime e às injustiças sociais, essa aproximação entre artistas e plateia tem início às 18h, em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, que simboliza o velório do padre Henrique, assassinado em 1969. De lá, às 19h, todos seguem juntos para o teatro.

Como foco da dramaturgia está a luta de Dom Helder em defesa dos direitos humanos, assumindo um papel ativo no processo de aproximação da igreja com o povo. A direção é de Júnior Aguiar, que também atua, a peça conta também com Daniel Barros e Márcio Fecher. Há nova sessão na quinta-feira (18) também às 20h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia).

Últimas notícias