GARANHUNS

Peça sobre Jesus com atriz trans volta à programação oficial do FIG

Fundarpe garantiu que vai acatar última determinação do MP sobre reintegração à grade

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 27/07/2018 às 1:10
Divulgação
Fundarpe garantiu que vai acatar última determinação do MP sobre reintegração à grade - FOTO: Divulgação
Leitura:

Perto da uma hora da manhã desta sexta-feira (27), no meio do show da Nação Zumbi, no palco da Praça Dominguinhos, Márcia Souto, presidente da Fundarpe, confirmou: a organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) vai acatar a última recomendação do Ministério Público de Pernambuco: censurado por pressão do prefeito da cidade, o espetáculo O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu, vai ser reintegrado à programação oficial. "Estamos ainda conversando com eles para saber da viabilidade, mas o espetáculo vai sim acontecer na grade oficial", informou.

LOCAL

Antes do festival, a peça foi retirada da programação porque o prefeito Izaias Regis disse, alegando defender "a família cristã", que não cederia qualquer espaço público da cidade para qualquer atração do festival caso a peça não fosse cancelada. O principal motivo da censura é o fato de Jesus Cristo, no espetáculo, ser interpretado pela atriz transexual Renata Carvalho.

Diante da censura, um grupo de produtores realizou uma campanha para apresentação alternativa da peça em espaços privados - por motivos de segurança, diante das várias ameaças que o espetáculo vem sofrendo nas redes sociais, as sessões serão realizadas num espaço ainda não divulgado pelos organizadores. Todos os ingressos, vendidos pela internet, se esgotaram em poucas horas após a venda das sessões que devem acontecer na sexta-feira.

"A ideia, para facilitar a produção, é que a sessão oficial aconteça no mesmo local em que acontecerão as sessões alternativas", diz o coordenador artístico do FIG, André Brasileiro. José Neto Barbosa, coordenador de Artes Cênicas da Fundarpe, diz que provavelmente todas as três sessões serão incorporadas à programação oficial.

COMUNICADO OFICIAL

A nota oficial confirmando a reintegração da peça na programação foi divulgada pela manhã. Detalhes como hora e local ainda estão em aberto.

"Secult e Fundarpe incluem o Monólogo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu na Programação Oficial do FIG 2018. O dia, hora e local da apresentação será informado nesta sexta-feira (27) até o final da manhã, após tratativas com os produtores do Monólogo", afirmaram os responsáveis pela organização do festival.

Últimas notícias