IDENTIDADE

Brasiliense Josafá Neves inaugura expo no Museu da Abolição

'Diáspora' reúne 30 obras com figuras fundamentais na formação da cultura afrobrasileira

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 16/12/2016 às 8:59
Foto: Divulgação
'Diáspora' reúne 30 obras com figuras fundamentais na formação da cultura afrobrasileira - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Abolida do País há mais de cem anos, a escravidão deixou uma mácula que reverbera até hoje no cotidiano do povo negro. Submetidos a condições desumanas, homens e mulheres escravizados fizeram da riqueza cultural de seus locais de origem resistência aos costumes impostos na terra desconhecida.

O extenso legado cultural construído a partir daí é o tema da exposição Diáspora, reunião de 30 obras que o artista plástico brasiliense Josafá Neves inaugura hoje, às 19h, no Museu da Abolição, bairro da Madalena, Zona Oeste da cidade.

CONSTRUÇÃO

Diáspora é resultado de uma pesquisa feita em quatro anos na qual Josafá, autodidata, estudou e selecionou ícones da dispersão e do fortalecimento da identidade negra no Brasil. Cartola, Clementina de Jesus e Luiz Gonzaga são alguns dos retratados em figurinos de cores vibrantes, contrastando com o fundo preto das telas. Painéis e esculturas eternizaram também nomes da intelectualidade nacional, a exemplo da antropóloga Lélia Gonzalez e do geógrafo Milton Santos.

Já exibida na Bienal de Havana (Cuba) e na del Sur (na Venezuela), a mostra fica em cartaz no Recife até maio de 2017, sempre de segunda a sexta (9h às 17h), e aos sábados, das 13h às 17h. A visitação é gratuita.

Últimas notícias