Benedito

Recife ganha seu primeiro coworking gastronômico

Sob a batuta das gastrônomas Ana Cláudia Frazão e Linda Pereira, espaço funciona na Encruzilhada

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 24/08/2017 às 19:35
Bruno Cavalcanti / Divulgação
Sob a batuta das gastrônomas Ana Cláudia Frazão e Linda Pereira, espaço funciona na Encruzilhada - FOTO: Bruno Cavalcanti / Divulgação
Leitura:

Estratégia que perpassa várias esferas do empreendedorismo, o espaço compartilhado de trabalho, ou coworking, termo em inglês disseminado no Brasil da nova crise do emprego formal, ganha agora a esfera gastronômica no Recife. Batizado de Benedito, o espaço aberto hoje pelas sócias Ana Claudia Frazão e Linda Pereira na Encruzilhada foi pensado para ser compartilhado com cozinheiros amadores e profissionais. Nesses moldes, uma iniciativa pioneira no Estado.

"Estamos vivendo uma tendência de produtos culinários que surgem dentro da cozinha de gastrônomos ou simplesmente de pessoas que gostam de cozinhar. Em algum ponto, essa receita toma proporções que uma cozinha domiciliar não comporta; é aí que nós entramos”, explica Ana Claudia.

Ali, cozinheiros terão uma estrutura de restaurante sem ter que, necessariamente, montar um. “Um espaço para aqueles que precisam dessa estrutura de forma pontual – seja para o preparo de um buffet ou para ministrar um workshop, por exemplo”, diz ela, gastrônoma, pesquisadora e autora da série de livros Comedoria Popular.

O coworking gastronômico oferece fogão industrial, freezers, geladeiras, panelas, uma área com mesas e cadeiras para 70 pessoas, além de biblioteca com mais de dois mil títulos de gastronomia e culinária. Além do espaço fixo, o Benedito contará com duas food bikes, disponíveis para aluguel. As sócias também oferecem um serviço chamado "Botando banca": barracas de feira livre estilizadas.
A depender do tempo e propósito, o aluguel do espaço deve ficar entre R$ 120 e R$ 800. "A ideia é oferecer planos diários, semanais e mensais, com uma estrutura profissional a preços honestos", pontua Ana Claudia.

FESTA

Hoje, durante o lançamento do espaço, para convidados, o Dia do Feirante serve como mote para a celebração. Os convidados provarão uma caldeirada preparada a quatro mãos, feita por Ana Claudia e Beth da Matta – artista plástica e diretora do Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), também formada em gastronomia, que servirá também uma degustação de seu ketchup rústico batizado de "Judith & Judith".

Para os veganos, a culinarista e ativista Carla Falcão assina um pastel de Casca Löka – um mix de pimentões, casca de banana desfiada, cebola roxa caramelizada e outros ingredientes.O Benedito fica na Estrada de Belém, no bairro da Encruzilhada, 396. 1 andar. Telefone: 3071-9858.

Últimas notícias