Festival

Cozinha dos terreiros do candomblé toma conta de Olinda

Nestes sábado (20) e domingo (21), Praça do Carmo sedia V Mostra da Culinária de Terreiros

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 17/10/2018 às 18:44
Divulgação
Nestes sábado (20) e domingo (21), Praça do Carmo sedia V Mostra da Culinária de Terreiros - FOTO: Divulgação
Leitura:

Neste sábado (20) e domingo (21), em Olinda, o público poderá conhecer algumas das iguarias normalmente restritas às manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras.

Com produção da Aurora 21 e incentivo do Funcultura, acontece a 5ª Mostra da Culinária de Terreiro de Pernambuco. Embora a versão da comida que se prova em restaurantes ou festas não-religiosas seja sempre mais bem temperada do que as versões menos condimentadas destinadas aos rituais, as iguarias serão preparadas por cozinheiros que atuam diretamente em 13 terreiros de Pernambuco.

Para atender ao público, as barracas estarão montadas na Praça do Carmo, na entrada do Sítio Histórico de Olinda, das 16h às 21h. Os terreiros participantes têm a curadoria do Babalorixá Manoel Papai, do Centro de Cultura Afro – Pai Adão. Ele faz parte do tradicional Sítio do Pai Adão, com quase 150 anos de existência.

As comidas de cada orixá serão preparadas seguindo a tradição da nação à qual pertence a respectiva barraca – Nagô, Ketu, Xambá e Jeje “A cozinha do terreiro é parte do seu espaço sagrado, e as cozinheiras adquirem um conhecimento ancestral, passado de geração em geração”, explica o religioso.

EFÓ

Haverá, ainda, um espaço especial para um encontro de babalorixás e yalorixás com o público em geral, transmitindo fundamentos da comida de ritual afro-brasileiro.

Entre os pratos desta edição estão um Efó para a orixá Oxum (à base de repolho, camarão e ovos); um Amalá para Nanã (frango e camarão); um Axé Yá para Iemanjá (pato, milho de manguzá e manjericão); e um Isú Dogum para Ogum (inhame e camarão). A maior parte dos pratos traz o óleo de dendê no preparo. Sagrado, é o azeite é considerado como fonte de energia divina, o axé.

5ª Mostra de Culinária de Terreiro de Pernambuco. 20 e 21 de outubro, das 16h às 21h. Praça do Carmo, Olinda. Aberto ao público.

Últimas notícias