DGA

Spielberg, Ben Affleck e Bigelow indicados a prêmios de diretores nos EUA

Também concorrerão a estas premiações Tom Hooper e Ang Lee

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 08/01/2013 às 19:23
Leitura:

Steven Spielberg por "Lincoln", Ben Affleck pelo thriller "Argo", e Kathryn Bigelow por seu relato sobre a caça a Osama Bin Laden "Zero Dark Thirty" estão entre os indicados nesta terça-feira aos Prêmios do Sindicato de Diretores Americanos (DGA, em inglês).

Também concorrerão a estas premiações Tom Hooper, por sua adaptação do musical "Os Miseráveis", com Anne Hathaway e Hugh Jackman, e Ang Lee por seu longa em 3D "A vida de Pi", sobre um indiano que naufraga junto com um tigre.

Os ganhadores dos prêmios DGA serão anunciados em 2 de fevereiro em Hollywood. Eles são considerados um grande indicador da tendência que o Oscar seguirá porque muitos de seus membros também fazem parte da Academia.

Spielberg, ganhador de três Oscar e de quatro prêmios do DGA -entre eles um por sua carreira-, é o grande favorito da temporada com sua biografia épica sobre o duelo político do presidente americano Abraham Lincoln para alterar a Constituição e abolir a escravidão.

Kathryn Bigelow foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção por seu filme sobre a guerra no Iraque "Guerra ao terror" (2008). "Zero Dark Thirty", protagonizado por Jessica Chastain e também favorito ao Oscar, conta a investigação da CIA que levou à eliminação de Bin Laden.

O ator e cineasta Ben Affleck, ganhador do Oscar de melhor roteiro por "Gênio Indomável" (1997), seduziu a crítica este ano com "Argo", que conta a história da participação de Hollywood no resgate de diplomatas americanos durante a Revolução Iraniana nos anos 70.

O taiwanês Ang Lee ganhou o Oscar por "O segredo de Brokeback Mountain" em 2005; enquanto o britânico Tom Hooper levou a estatueta dourada em 2010 por "O discurso do rei".

Todos os candidatos, à exceção Affleck, foram agraciados no passado com o DGA.

Nos últimos nove anos, ganhador do prêmio do DGA também ficou com o Oscar de melhor diretor. No ano passado, o francês Michel Hazanavicius recebeu o prêmio, com sua comédia muda em preto e branco "O Artista".

Últimas notícias