Cannes

Steven Spielberg presidirá júri do 66º Festival de Cannes

Para diretor americano, festival demonstra que "o cinema é a linguagem do mundo"

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 28/02/2013 às 8:27
Foto: FREDERIC J. BROWN / AFP
Para diretor americano, festival demonstra que "o cinema é a linguagem do mundo" - FOTO: Foto: FREDERIC J. BROWN / AFP
Leitura:

O diretor e produtor americano Steven Spielberg presidirá o júri do 66º Festival de Cinema de Cannes, que será realizado de 15 a 26 de maio, anunciaram nesta quinta-feira (28) os organizadores em um comunicado.

"É, para mim, uma grande honra e um imenso privilégio presidir o júri de um festival que incansavelmente segue demonstrando que o cinema é a linguagem do mundo", declara por sua vez, no comunicado oficial, Steven Spielberg, um dos homens mais poderosos de Hollywood, que sucederá no cargo o diretor italiano Nanni Moretti.

Steven Spielberg, de 66 anos, apresentou no passado diversos filmes em Cannes, em geral fora de competição. Em 1974 ganhou o prêmio de Melhor Roteiro com "Louca Escapada".

A filmografia de Steven Spielberg é "um constante ir e vir entre o sonho e a realidade. Alternando entre filmes de entretenimento e graves reflexões sobre a História, o racismo e a condição humana, ela reflete sua aspiração a um mundo pacífico e reconciliado", destacam os organizadores do festival.

Em 40 anos de carreira, Spielberg fez 27 filmes, em sua maior parte marcos na história do cinema mundial: de "Encurralado", em 1971, originalmente uma produção para a televisão, a "Tubarão", de "Os caçadores da Arca Perdida" a "Jurassic Park", de "A cor púrpura" a "Lincoln", que acaba de permitir ao ator Daniel Day-Lewis a conquista do terceiro Oscar de sua carreira, no último domingo.

Spielberg recebeu o Oscar de Melhor Diretor por "A Lista de Schindler", em 1994, e por "O Resgate do Soldado Ryan", em 1998.

Segundo Thierry Frémaux, delegado-geral do Festival de Cannes, "seus filmes, e também seu compromisso em todos os sentidos, o equiparam, ano após ano, aos maiores cineastas de Hollywood. Estamos orgulhosos em lhe dar as boas-vindas", ressaltou.

Steven Spielberg sucede no posto Nanni Moretti, em 2012; Robert de Niro, em 2011; Tim Burton, em 2010; Isabelle Huppert, em 2009, e Sean Penn, em 2008.

Últimas notícias