Meryl Strrep tem 66 anos, já fez mais de 70 filmes, ganhou três Oscars e foi indicada outras 16 vezes como Melhor Atriz ou Melhor Atriz Coadjuvante. Ela bem que poderia ficar em casa, aceitando apenas papéis de senhoras idosas bem-comportadas.
Mas não, ela gosta é de ir além. Como agora, em Ricki and The Flash – De Volta para Casa, de Jonathan Demme, que estreia nesta quinta-feira (3/9) em circuito nacional. No filme, ela interpreta uma roqueira, que, nas horas vagas, é caixa de supermercado – ou vice-versa, porque a ordem não altera a essência de sua independência.
Mas o passado, queira ou não, sempre cobra o seu quinhão. É quando ela recebe um telefonema do ex-marido (Kevin Kline, companheiro de Meryl em A Escolha de Sofia), para vir a ajudar a filha (Mamie Gummer, filha de Meryl e quase uma cópia sua), que tento o suícídio após o marido tê-la trocada por outra mulher.
A volta de Ricki à rica casa onde viveu, e o reencontro com os filhos, rendem lágrimas e muitas acusações. A filha, nem seus outros dois filhos – um, que vai casar; outro, que saiu do armário – não lhe estendem um tapete vermelho. Mas quando ela canta My Love Will Not Let You Down, de Bruce Springsteen, no casamento do filho, por três minutos, o mundo fica perfeito. Assim é a vida.