SÉTIMA ARTE

Diretores consagrados disputam Leão de Ouro do Festival de Veneza

Terrence Malick, Win Wenders, Emir Kusturica e François Ozon são alguns dos diretores no festival

Da AFP KELLY VELASQUEZ
Cadastrado por
Da AFP
KELLY VELASQUEZ
Publicado em 29/08/2016 às 13:20
Reprodução
Terrence Malick, Win Wenders, Emir Kusturica e François Ozon são alguns dos diretores no festival - FOTO: Reprodução
Leitura:

Cineastas consagrados como Terrence Malick, Win Wenders, Emir Kusturica e François Ozon exibirão seus filmes mais recentes a partir de quarta-feira no Festival de Veneza, na mostra oficial pelo Leão de Ouro.

A 73ª edição do prestigioso festival, que terminará em 10 de setembro, é considerada uma das mais interessantes dos últimos anos.

A mostra oficial terá 20 cineastas, com quatro longas-metragens de diretores latino-americanos, mas nenhum deles do Brasil. No ano passado, o vencedor do Leão de Ouro foi "Desde Allá", do venezuelano Lorenzo Vigas.

O grande destaque latino é o chileno Pablo Larraín, que exibirá em Veneza o filme "Jackie", que mostra os quatro dias dramáticos vividos por Jacqueline Kennedy (interpretada por Natalie Portman) após o assassinato de seu marido John Fitzgerald Kennedy, então presidente dos Estados Unidos.

Nomes Consagrados - Outro filme muito aguardado por Veneza é "On The Milky Road", do sérvio Emir Kusturica, que tem como protagonista a italiana Monica Bellucci.

Vencedor do Leão de Ouro em 1981 por "Você se Lembra de Dolly Bell?" e dono de duas Palmas de Ouro do Festival de Cannes, o diretor rodou o novo filme em uma localidade reconstruída perto da fronteira entre Sérvia e Croácia.

A Mostra também conta com outros filmes que representam o grande cinema realizado atualmente em todo o mundo.

Veneza recebe produções de autores refinados, como o segundo filme do estilista Tom Ford sobre uma galerista de arte (Nocturnal animals), até o ambicioso documentário sobre a origem do universo de Terrence Malick, "Voyage of Time", que resume sua reflexão poética e sobretudo visual sobre a vida iniciada com "A Árvore da Vida" (2011).

O alemão Wim Wenders retorna ao Festival de Veneza após vários anos com o documentário "The Beautiful Days of Aranjuez", realizado em 3D, baseado em uma peça de Peter Handke.

A influência de Hollywood estará amplamente representada com "Brimstone", do holandês Martin Koolhoven, apresentado como um "western europeu".

Na lista também aparecem os filmes franceses "Frantz", de François Ozon, e "Une Vie", de Stéphane Brizé, inspirado na obra de Guy de Maupassant. Três produções italianas também estão na disputa.

Presidido pelo diretor britânico Sam Mendes, o júri inclui a atriz italo-francesa Chiara Mastroianni, o italiano Giancarlo de Cataldo, juiz e escritor, e o venezuelano Lorenzo Vigas, vencedor do Leão de Ouro em 2015.

O Festival entregará o Leão de Ouro pela carreira ao veterano ator francês Jean Paul Belmondo e ao cineasta polonês Jerzy Skolimowski.

A seguir a lista dos filmes que disputam o Leão de Ouro na 73ª edição do Festival de Veneza, que acontecerá de 31 de agosto até 10 de setembro.

Confira os filmes selecionados do Festival de Veneza de 2016:

- La La Land, Damien Chazelle (EUA)
- The Bad Batch, Ana Lily Amirpour (EUAU)
- Une Vie, Stephan Brizé (França, Bélgica)
- The Light Between Oceans, Derek Cianfrance (EUA, Austrália, Nova Zelândia)
- El ciudadano ilustre, Mariano Cohn e Gastón Duprat (Argentina, Espanha)
- Spira Mirabilis, de Massimo D’Anolfi e Martina Parenti (Itália, Suíça)
- The Woman Who Left, de Lav Diaz (Filipinas)
- La región salvaje, Amat Escalante (México)
- Nocturnal Animals, Tom Ford (EUUA)
- Piuma, Roan Johnson (Itália)
- Paradise, Andrei Konchalovsky (Rússia, Alemanha)
- Brimstone, Martin Koolhoven (Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Suécia)
- On the Milky Road, Emir Kusturica (Sérvia, Reino Unido, EUA)
- Jackie, Pablo Larraín (EUA, Chile)
- Voyage of Time, Terrence Malick (EUA, Alemanha)
- El Cristo ciego, Christopher Murray (Chile, França)
- Frantz, François Ozon (França)
- Questi Giorni, Giuseppe Piccioni (Itália)
- Arrival, Denis Villeneuve (EUA.)
- The Beautiful Days of Aranjuez, Wim Wenders (França, Alemanha)

Últimas notícias