POLÊMICA

Petição em apoio a filme sobre Olavo de Carvalho tem mais de 8 mil assinaturas

Petição pública foi uma resposta à carta aberta assinada por cerca de 30 críticos que defenderam cineastas que retiram seus filmes do Cine PE

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/05/2017 às 10:13
Foto: Divulgação
Petição pública foi uma resposta à carta aberta assinada por cerca de 30 críticos que defenderam cineastas que retiram seus filmes do Cine PE - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

No último sábado (13), foi divulgada uma carta aberta assinada por mais de 30 críticos defendendo os diretores que retiraram seus filmes do festival Cine PE. O manifesto argumentava que a saída não poderia ser classificada como censura, "uma vez que não se reivindicou a proibição de nenhuma obra programada". 

Um dos provocadores da polêmica foi O Jardim das Aflições, documentário sobre o filósofo conservador Olavo de Carvalho. Josias Reófilo, o diretor do longa, afirmou ser vítima de patrulha ideológica.

RESPOSTA

Em resposta à "patrulha", foi lançada uma petição pública em apoio ao filme. "Em decorrência dos ataques infundados e covardes proferidos por cineastas e artistas favoráveis ao PT contra o filme O Jardim das Aflições, convido a todos para que assinem esta petição", diz o texto. "Demonstre aqui seu apoio não só ao filme, mas ao direito a pluralidade de expressão, em defesa da democracia e liberdade de criação". Até o momento, foram coletadas 8 mil e 679 assinaturas. 

Últimas notícias