CINEMA

Manhãs de domingo com filmes clássicos no Cinema da Fundação/Museu

Sessão Sempre aos Domingos começa hoje (2/7) com exibição de obra-prima do cinema francês

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/07/2017 às 1:26
Divulgação
Sessão Sempre aos Domingos começa hoje (2/7) com exibição de obra-prima do cinema francês - FOTO: Divulgação
Leitura:

O Cinema da Fundação/Museu, em Casa Forte, promove neste mês de julho uma viagem nostálgica a um dos hábitos mais lembrados pelos cinéfilos recifenses: até a década de 1980, era comum os cinemas do Recife exibirem filmes nas manhãs dos sábados e domingos. Foi para resgatar esse sentimento de um passado não muito distante que a coordenação do Cinema da Fundação preparou o projeto Sempre aos Domingos, que tem início hoje (2/7), às 10h30.

“Procuramos resgatar os tempos do cinema de rua, quando as salas ofereciam sessões de filmes de arte para todos os tipos de público, principalmente aos jovens, com sessões nos finais de semana”, exalta a coordenadora do Cinema da Fundação/Museu, a jornalista e fotógrafa Ana Farache.

Para iniciar o projeto, Ana Farache e o curador Ernesto Barros, também crítico de cinema do Jornal do Commercio, escolheram o filme que deu origem ao nome do projeto: a premiada produção francesa Sempre aos Domingos, de Serge Bourguignon, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1963. Apesar da premiação, o filme sofreu um processo de esquecimento movido pela revista Cahiers du Cinéma, porque Bourguignou não pertencia ao movimento Nouvelle Vague. Ainda hoje, o poético Sempre aos Domingos é mais conhecido pelo público estrangeiro do que o francês.

Até o final do mês serão exibidos mais quatro longas-metragens: O Estranho que nós Amamos, Dumbo, A Felicidade não se Compra e Os Guardas-Chuvas do Amor. São filmes que conquistaram milhares de cinéfilos ao longos do anos e que ainda hoje têm um cantinho guardado em muitos corações. O preço do ingresso é de R$ 2, com exceção de Dumbo, que será exibido gratuitamente no domingo dedicado às crianças. Elas terão outras atividades lúdicas após o final da sessão, com a participação de educadores da Fundação Joaquim Nabuco. O projeto conta também com a parceira do Consulado Francês.

PROGRAMAÇÃO DE JULHO

2 - SEMPRE AOS DOMINGOS
Les Dimanches de Ville d´Avray (França, 1962)
De Serge Bourguignon. Com Hardy Kruger, Nicole Courcel, Patricia Gozzi, Daniel Ivernel. Drama. Preto & Branco. 110'. 14 anos.
Clássico do cinema francês dos 1960 que conquistou o mundo pela poesia de sua história e imagens deslumbrantes. Adaptação do romance homônimo de Bernard Eschassériaux, o filme conta a história de Pierre (Kruger), um soldado que sofre de amnésia parcial. Ele voltou da Guerra da Indochina traumatizado pela morte involuntária de uma criança. Depois de um conhecer uma menina num orfanato, Pierre a visita todos os domingos, como se fosse seu pai. Entretanto, a amizade entre eles não é compreendida por todos os moradores da cidade. Vencedor do Oscar de Melhor Estrangeiro de 1963.

9 - O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS
The Beguiled (Estados Unidos, 1971)
De Don Siegel. Com Clint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartman, Jo Ann Harris, Darleen Carr. Drama/Thriller. Colorido. 109'. 14 anos.
Na Guerra Civil Americana, um soldado da União é ferido e encontra abrigo num colégio só para moças, onde recebe todos os cuidados para a sua recuperação. Enquanto isso, ele desperta paixões e torna-se o centro das atenções de suas benfeitoras. Em agosto, estreia nos cinemas a nova versão do filme, adaptada do mesmo romance, dirigida por Sofia Coppola, e com Colin Farrel e Nicolde Kidman no elenco

16 - DUMBO
Dumbo (Estados Unidos, 1941)
De Ben Sharpsteen. Animação. Colorido. 64'. Livre. Dublado.
Dumbo é um bebê elefante de um circo que nasceu com orelhas enormes. Após ser ridicularizado por seu grupo de amigos, ele se transforma na principal atração de seu circo quando descobre que, usando suas orelhas, é capaz de fazer o que nenhum outro elefante consegue: voar. Clássico de Walt Disney.

23 - A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
It´s a Wonderful Life (Estados Unidos, 1946). De Frank Capra. Com James Stewart, Dona Reed, Lionel Barrymore, Karolyn Grimes, Thomas Mitchell. Drama. Preto & Branco. 132'. Livro. Legendado. Livre.
Clarence é um espírito candidato a anjo que recebe a missão de ajudar um homem muito valoroso, porém desiludido. George Bailey está à beira do suicídio quando é salvo por Clarence, que lhe mostra como ele é importante na vida de muitas pessoas. Em 2006, A Felicidade Não Se Compra foi eleito o filme americano mais inspirador da história, em votação promovida pelo American Film Institute.

30 - OS GUARDAS-CHUVAS DO AMOR
Les Parapluies de Cherbourg (Alemanha, França 1964).
De Jacques Demy. Com Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo. Musical. Colorido. 91’. Livre.
"Os Guarda-chuvas' é um filme contra a guerra, contra a ausência e contra tudo aquilo que odiamos e que destrói a felicidade" (Jacques Demy). Geneviève Emery, cuja mãe possui um comércio de guarda-chuvas, é uma adolescente de 17 anos que se vê obrigada a decidir entre esperar por seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia, ou se casar com um comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê que ela espera como se fosse seu.

Últimas notícias