CINEMA

Cinema da Fundação lança projeto de acessibilidade comunicacional

As sessões do Projeto Alumiar vão acontecer mensalmente e serão gratuitas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/11/2017 às 7:36
Globo Filmes/Divulgação
As sessões do Projeto Alumiar vão acontecer mensalmente e serão gratuitas - FOTO: Globo Filmes/Divulgação
Leitura:

O Cinema da Fundação/Museu inicia nesta sexta-feira (17/11), às 14h30, o projeto Alumiar, com a exibição do longa-metragem O Auto da Compadecida, uma adaptação da obra homônima do dramaturgo Ariano Suassuna, dirigido por Guel Arraes, em 2000. O filme será exibido, pela primeira vez no País, com as três modalidades de acessibilidade comunicacional: audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas e Legenda para  Surdos e Ensurdecidos (LSE). 

“O projeto Alumiar foi elaborado por compreendermos que é função do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, enquanto instituição do Ministério de Educação (MEC), sem fins lucrativos e com objetivos culturais, sociais e inclusivos, ser um espaço acessível para todas as pessoas”, esclarece o Ministro da Educação Mendonça Filho, entusiasta do projeto.

PARCERIA

O Cinema da Fundação/Museu será o primeiro do Brasil a exibir, sistematicamente, filmes destinados ao público com deficiências sensoriais. Grande sucesso no cinema e na TV, O Auto da Compadecida tem no elenco Matheus Nachtergaele e Selton Mello, como os personagens João Grilo e Chicó, respectivamente. O filme retoma uma tradição antiga, explorado na época das chanchadas, em que questões importantes da sociedade brasileira eram tratadas com graça e leveza. “A adaptação resultou num filme ágil, bem-humorado e articulado com a cultura nordestina. O longa também se destaca pela força da interpretação de grandes atores brasileiros”, diz Ana Farache, coordenadora do projeto Alumiar e gestora do Cinema da Fundação.

Na parceira fechada entre a Fundaj/TV Escola/MEC, durante o período de um ano, o projeto irá tornar longas-metragens brasileiros acessíveis com as três modalidades. Para facilitar o reconhecimento do espaço do Cinema da Fundação/Museu pelas pessoas cegas ou com baixa visão, foi construída uma maquete tátil que representa, em detalhes, o conjunto de ambientes mobiliados que compõem o cinema. As sesssões do projeto Alumiar são gratuitas.

Últimas notícias