CINEMA

Em quem você votaria para o Oscar de Melhor Direção deste ano?

Veteranos e novatos disputam uma das estatuetas mais cobiçadas da Academia.

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 27/02/2018 às 16:09
Universal Pictures/Divulgação
Veteranos e novatos disputam uma das estatuetas mais cobiçadas da Academia. - FOTO: Universal Pictures/Divulgação
Leitura:

Talvez até mais do que a categoria de Melhor Filme - super inflada depois que a Academia subiu para até 10 produções indicadas por  ano, a partir de 2012 -, a disputa pelo Oscar de Melhor Direção é uma das acirradas em cada cerimônia de premiação. Este ano, a briga está feia, com diretores e diretoras, veteranos e e outros de sangue novíssimo, correndo em busca da estatueta dourada que poder ser a coroação máxima da carreira de muitos deles. No próximo domingo (4/3), vamos conhecer os vencedores. Enquanto isso, vamos conhecer um pouco de cada um dos indicados.

Este ano, quatro dos cinco indicados concorrem à categoria pela primeira vez. É a primeira vez, inclusive, do badalado cineasta inglês Christopher Nolan, da trilogia O Cavaleiro das Trevas, A Origem e Interestellar. Só agora, depois de indicado várias vezes nas categorias de Melhor Roteiro, é que ele chega disputa o Oscar de Melhor Diretor pelo filme de guerra Dunkirk. Certamente, este é o mais ambicioso trabalho dele, feito com muito empenho e inclusive de olho no Oscar. Há 10 anos, O Cavaleiro das Trevas foi indicado em 8 categorias - ganhou duas, inclusive o inesquecível Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger -, mas ele não foi lembrado então. Quem sabe agora a Academia não resolva fazer justiça.

Ou esta seria a vez de premiar Paul Thomas Anderson, que tem a mesma idade de Nolan, 48 anos, e sempre tem a crítica a seu favor? Em Trama Fantasma, PTA está novamente acompanhando de Daniel Day-Lewis, seu companheiro em Sangue Negro, que foi indicado a 8 categorias em 2007 e ganhou duas (entre eles, o segundo Oscar de Melhor Ator para Day-Lewis). Trama Fantasma é o mais suntuoso e elegante dos filmes dirigidos por PTA. A Academia gosta de premiar diretores pelo conjunto da obra, para apagar os erros do passado.

Mas quem corre livre é Guillermo Del Toro, com seu sublime A Forma da Água, principalmente se a escrita de que os diretores
mexicanos são bons de chegada continuar. Depois de Alfonso Cuarón (Gravidade, em 2014) e de Alejandro González Iñárritu, que ganhou dois anos consecutivos (por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância, en 2015, e O Regresso, em 2016), não será difícil que Del Toro leve seu Oscar para casa. Esta é segunda vez que ele é indicado ao Oscar. A primeira foi pelo roteiro do maravilhoso O Labirinto do Fauto, em 2016, na categoria de Melhor Roteiro Original. A Forma da Água, já vencedor do Leão de Ouro em Veneza, no ano passado, tem tudo para marcar a cerimônia deste ano.

No entanto, os dois novatos absolutos da categoria são os atores tornados diretores Greta Gerwing, 36 anos, e Jordan Peele, 39 anos. Os dois estouraram esse ano com seus fantásticos Lady Bird - É Hora de Voar e Corra!, respectivamente. Dois dos melhores filmes do ano, consagrados pela critica nos dois lados do Atlântico, Greta e Peele estão competindo em pé de igualdade. Principalmente porque as mulheres e os negros ganharam em representatividade na Academia nos últimos anos. Mas, isso não é motivo de premiação, o que vale é que seus filmes são excelentes e conseguiram fazer sucesso de crítica e público. O retrato sobre a condição da adolescente Lady Bird (Saoirse Ronan, indicada ao Oscar Melhor Atriz) e o desafio enfrentado pelo fotográfo Chris (Daniel Kaluuya, indicado na categoria de Melhor Ator) são dois dos maiores petardos cinematográficos do ano.

ENQUETE

 

Últimas notícias