Luto

Morre diretor de animação japonês Isao Takahata

Celebrado por animações como 'Túmulo de Vagalumes' e 'O Conto da Princesa Kaguya', o diretor Isao Takahata faleceu aos 82 anos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/04/2018 às 8:04
Foto: AFP/Reprodução
Celebrado por animações como 'Túmulo de Vagalumes' e 'O Conto da Princesa Kaguya', o diretor Isao Takahata faleceu aos 82 anos - FOTO: Foto: AFP/Reprodução
Leitura:

O diretor de animação japonês Isao Takahata, que ficou conhecido pelo filme Túmulo dos Vagaumes,  morreu aos 82 anos, anunciou seu estúdio nesta sexta-feira. 

"[Sua morte] é certa, mas não podemos comentar nada mais, já que estamos tentando confirmar algumas precisões sobre este tema", disse à AFP uma porta-voz do estúdio Ghibli, depois de que a imprensa japonesa informou sobre a morte do diretor.  

Segundo a rede NHK, que citou fontes próximas ao diretor - sem citar nomes- Takahta morreu em um hospital de Tóquio.

Diretor comprometido, Takahata fundou em 1985 o estúdio japonês de animação Ghibli com seu discípulo, parceiro e em algumas ocasiões rival, Hayao Miyazaki. 

Takahata tornou-se conhecido pelo filme Túmulo dos Vagalumes, de 1988, uma comovente história de dois órfãos durante a guerra, que muitos consideram seu melhor trabalho. 

Oscar

Mais recentemente, fez a animação de O Conto da Princesa Kaguya, releitura de um clássico do repertório japonês que lhe valeu uma indicação em 2015 à categoria de Melhor Filme de animação no Oscar. 

Takahata também participou do ativismo político, assinando com outras 250 personalidades do cinema uma petição contra uma controvertida lei sobre segredos de Estado em 2013.

Últimas notícias