Animação

Em produção, 'O Além da Lenda' é o primeiro longa de animação de PE

Filme conta as aventuras das lendas brasileiras diante de ameaças externas e a luta para preservar a essência e a história de cada personagem do folclore

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/05/2018 às 11:39
Foto: Divulgação / Viu Cine
Filme conta as aventuras das lendas brasileiras diante de ameaças externas e a luta para preservar a essência e a história de cada personagem do folclore - FOTO: Foto: Divulgação / Viu Cine
Leitura:

Comadre Fulozinha, uma das mais famosas lendas do folclore brasileiro, comanda as aventuras destas criaturas fantásticas n'O Além da Lenda, o primeiro longa de animação produzido em Pernambuco. Depois do sucesso com a série homônima na TV Brasil, elas agora vão invadir as telonas. O filme começou a ser produzido este semestre pela Viu Cine, produtora de cinema especializada em animação, e representa uma grande conquista para o audiovisual pernambucano.

O longa-metragem conta uma história de resistência e aventura das lendas. Nela, o Livro Sagrado das Lendas Brasileiras, uma espécie de biografia de todos os personagens do folclore nacional, está em perigo. A obra, que só pode ser consultada no dia de aniversário do Saci-Pererê, sumiu. Nesta data, todas as lendas promovem uma atualização do catálogo. Agora, o livro está nas mãos de um garoto. Influenciado pela cultura pop, o menino começa a realizar alterações na essência das lendas, adaptando de acordo com o próprio gosto e os valores dos super-heróis que admira. À medida que vai realizando as edições, ele vai descobrindo o mundo mágico das lendas nacionais.

Diante desse quadro, Comadre Fulozinha vai se juntar ao Negrinho do Pastoreio e ao Curupira, outras lendas importantes da nossa cultura, para recuperar o livro e evitar que ele seja capturado por personagens ícones do Halloween, como Gata-Bruxa Witchika, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, figuras que tem interesse em destruir a história das lendas nacionais.

O roteiro explora a questão da influência estrangeira na nossa cultura, a descaracterização das nossas lendas e a batalha para preservar suas histórias. 

A SÉRIE

Antes do filme, O Além da Lenda é uma série de TV. Ela está sendo exibida pela TV Brasil e tem contrato para estrear em outubro na Rede Globo. Nos 13 episódios, com 7 minutos cada um, a séria aborda com aventura e humor uma crise existencial das lendas. As crianças do mundo contemporâneo, mergulhadas numa atmosfera de tecnologia e muita informação, não acreditam mais nos poderes destas criaturas. Preocupadas com o possível desaparecimento, fruto do descrédito, elas vão procurar um terapeuta – o personagem Sr. L.H.

Para compor a animação, os criadores tiveram cuidados que vão além do rigor técnico e respeitaram símbolos e significados por trás de cada história lendária. A escolha das lendas correspondeu à relação delas com cada região do país e respeitou as principais influências da formação cultural brasileira, com referências aos elementos europeus, indígenas e africanos.

Últimas notícias