'Dois Irmãos' explora a relação de ódio entre os gêmeos Omar e Yaqub

Nova minissérie global é uma adaptação do romance homônimo de Milton Hatoum; a estreia está marcada para 9 de janeiro

Foto: TV Globo / Divulgação
Nova minissérie global é uma adaptação do romance homônimo de Milton Hatoum; a estreia está marcada para 9 de janeiro - FOTO: Foto: TV Globo / Divulgação

A minissérie Dois Irmãos nasceu na literatura e ganha as telas da televisão a partir do dia 9 de janeiro, após A Lei do Amor, na Globo. Na adaptação de Maria Camargo, baseada na obra homônima de Milton Hatoum, o drama familiar dos gêmeos Omar e Yaqub (Lorenzo Rocha/ Enrico Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond) é explorado. Desde o nascimento, Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini) elege Omar como o preferido, o que faz o preterido Yaqub rivalizar com o irmão. A devoção dessa mãe a um de seus filhos é apenas o início da decadência da família de Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes).

"Minha expectativa é que as pessoas vejam e percebam uma dramaturgia diferente, no sentido de que ela parte do romance e volta para o romance, sem negá-lo. Relaxem, abram os olhos e o coração e façam essa viagem", diz o diretor artístico Luiz Fernando Carvalho.

Em um trecho da trama, é dito que os gêmeos só estiveram unidos no útero da mãe e, depois, nunca mais. A rixa da dupla é acentuada quando ambos se interessam por Lívia (Monique Bourscheid/ Bárbara Evans), mas é Yaqub quem acaba se casando com ela, depois de se mudar de Manaus para São Paulo. 

"Vejo a Zana como uma mulher de muita coragem, mas uma mãe que, de fato, sofreu por ter sentimentos tão diferentes por um filho e por outro", ressalta Juliana Paes, que interpreta a personagem na sua fase adulta.

Em dez capítulos, Dois Irmãos se debruça sobre o álbum da família de Zana e Halim através dos olhos de Nael (Theo Kalper/ Rian Cesar/ Irandhir Santos). Filho da empregada indígena do casal, é ele quem conta todos os acontecimentos da minissérie. Para a autora, a narração de Nael é a única redenção possível para a história.

"O Nael é um narrador completamente parcial, como quase todos os narradores. Ele tem uma parcialidade bastante explícita, então tem as suas próprias questões, suas dores ali no meio. Isso vai aparecendo cada vez mais. O livro não seria o mesmo sem o Nael e a minissérie, com certeza, seria completamente diferente", avalia a autora, Maria Camargo.

Em meio a tanto ódio, Nael é filho de um dos gêmeos com a empregada Domingas (Sandra Paramirim/ Zahy Guajajara/ Silvia Nobre). No entanto, permanecerá a dúvida cruel para o espectador se o pai é Omar ou Yaqub. Inclusive, essa é uma questão da qual nem Milton Hatoum diz saber a resposta. 

"Ele é a voz, o bastardo de uma história muito triste, porque o romance tem uma amargura profunda. Ele é filho dessa mulher explorada há quatro séculos, como é até hoje, infelizmente. Se um dos irmãos contasse, não seria o mesmo romance. É uma singularidade dentro da literatura brasileira partir do ponto de vista do excluído. Esse cara é uma metáfora da nossa miscigenação", explica Milton Hatoum.

QUEM É QUEM

Zana (Gabriella Mustafá/Juliana Paes/ Eliane Giardini) - Mãe dos gêmeos e de Rânia (Raphaela Miguel/ Letícia Almeida/ Bruna Caram). Mulher de Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes), é bela, afetuosa e de temperamento forte.

Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes) - Marido de Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini). É comerciante e apreciador dos pequenos prazeres da vida.

Omar (Lorenzo Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond) - Filho de Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini) e Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes) e irmão gêmeo de Omar (Lorenzo Enrico/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond). Indisciplinado e intempestivo, é capaz de ações inesperadas e corajosas.

Yaqub (Enrico Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond) - Filho de Zana (Gabriella Mustafá/Juliana Paes/ Eliane Giardini) e Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes), e irmão gêmeo de Yaqub (Lorenzo Enrico/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond). Introvertido e calculista, sente ciúme do amor que a mãe dedica ao irmão.

Rânia (Raphaela Miguel/ Letícia Almeida/ Bruna Caram) - Filha de Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini) e Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes), e irmã mais nova dos gêmeos. Decide não se casar e se dedica inteiramente ao negócio da família.

Nael (Theo Kalper/ Rian Cesar/ Irandhir Santos) - Agregado na casa de Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes). É filho da índia Domingas (Sandra Paramirim/ Zahy Guajajara/ Silvia Nobre) com um dos gêmeos.

Domingas (Sandra Paramirim/ Zahy Guajajara/ Silvia Nobre) - Menina índia recolhida por Zana (Gabriella Mustafá/Juliana Paes/ Eliane Giardini) e Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes) para ajudar nos afazeres domésticos. É mãe de Nael (Theo Kalper/ Rian Cesar/ Irandhir Santos).

Galib (Mounir Maasri) - Imigrante libanês que mantém o restaurante Biblos no térreo de seu sobrado. Viúvo, é pai de Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini).

Lívia (Monique Bourscheid/ Bárbara Evans) - Sobrinha dos vizinhos Abelardo (Emilio Orcciolo Neto/ Ary Fontoura) e Estelita Reinoso (Maria Fernanda Cândido/ Carmem Verônica). É disputada por Yaqub e Omar (Lorenzo Enrico/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond).

Abelardo Reinoso (Emilio Orcciolo Netto/ Ary Fontoura) - Vizinho de Zana (Gabriella Mustafá/Juliana Paes/ Eliane Giardini), é um aristocrata decadente. É casado com Estelita (Maria Fernanda Cândido/ Carmem Verônica).

Estelita Reinoso (Maria Fernanda Cândido/ Carmem Verônica) - Extravagante e afetada, é casada com Abelardo (Emilio Orcciolo Neto/ Ary Fontoura).

Talib (Tufic Nabak/ Sami Bordokan) - Vizinho e amigo de Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes). Pai de Nahda (Mariana Nolasco/ Yasmim Garcês/ Victoria Blat) e Zahia (Sura Zachia/ Giulia Nadruz/ Mabel Cezar).

Antenor Laval (Michel Melamed) - Mestre, poeta e amigo de farra de Omar (Lorenzo Enrico/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond).

Pau Mulato (Camila Silva) - Amante de Omar. Torna-se rival de Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini).

Últimas notícias