13 Reasons Why mobiliza público em debates sobre o suicídio

Série da Netflix fala sobre o suicídio a partir da história da adolescente Hannah Baker

Beth Dubber/Netflix
Série da Netflix fala sobre o suicídio a partir da história da adolescente Hannah Baker - FOTO: Beth Dubber/Netflix

A série 13 Reasons Why, que estreou sexta-feira (31/3), fala sobre o suicídio na adolescência e questões que podem estar relacionadas a ele, como a violência sexual e o bullying. Na história, em boa parte ambientada numa escola norte-americana, uma adolescente chamada Hannah Baker (Katherine Langford) deixa 13 fitas cassete gravadas antes de se suicidar.

 

Duas semanas após o fato, a caixa com as fitas é deixada na varanda da casa de um dos colegas de escola dela, Dylan Minnette (Clay Jensen). O jovem é apaixonado por ela. Quando ele coloca a primeira fita em um aparelho de som, se surpreende com a voz de Hannah: "Acomode-se, porque vou contar a história da minha vida. Mais especificamente, por que minha vida terminou. Se você está ouvindo esta fita você é um dos porquês".

 

Sem revelar muitos detalhes da história, para evitar spoilers, o primeiro episódio da série consegue mostrar o impacto que a missão proposta por Hannah causa sobre Dylan. "A verdade nem sempre é a versão mais emocionante das coisas, ou a melhor, ou a pior. É algo no meio. Mas ela merece ser ouvida e lembrada", gravou a jovem.

 

Dylan precisa escutar todas as fitas, visitar alguns lugares nos quais Hannah viveu experiências marcantes e passar a caixa adiante, de acordo com algumas instruções Os relatos feitos em cada lado das fitas são divididos entre os capítulos da série.

 

Através da voz de Hannah e do olhar de Dylan, o público começa a perceber o tipo de situação que ela viveu na escola e tem pistas sobre as diferentes reações ao suicídio entre aqueles que conviviam com a jovem. Exemplo disso é a cena da selfie, exibida logo no início do primeiro episódio.

 


 

 

 Repercussão

A série 13 Reasons Why é inspirada no livro homônimo de Jay Asher, lançado em 2007 (no Brasil, a obra dele foi publicada pela Editora Ática em 2009, como Os 13 Porquês). A nova atração da Netflix é produzida pela cantora Selena Gomez (que ganhou o livro da mãe dela quando era adolescente e canta uma das músicas da trilha sonora, Only You) e por Tom McCarthy (do filme Spotlight - Segredos Revelados)

Ao lançar a série, a própria Netflix disponibilizou um site com informações para quem precisa de ajuda - destacando que o material é informativo, não substitui o acompanhamento médico. No caso do Brasil, a lista inclui o contato do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional para prevenção do suicídio com atendimento 24h, gratuito e sigiloso, por telefone (141), email, chat, e Skype.

Mas os próprios fãs da série também se mobilizaram de alguma maneira e começaram a debater nas redes sociais os assuntos abordados na série, utilizando as hashds_matia_palvr #NaoSejaUmPorque e #AprendiCom13rw.

 

 

Últimas notícias