Game of Thrones: The Spoils of War teve aguardada cena de guerra

Além da batalha entre os exércitos liderados por Daenerys Targaryen e Jaime Lannister, episódio exibido domingo (6/5) mostrou trocas de olhares que instigam especulações

Macall B/HBO/Divulgação
Além da batalha entre os exércitos liderados por Daenerys Targaryen e Jaime Lannister, episódio exibido domingo (6/5) mostrou trocas de olhares que instigam especulações - FOTO: Macall B/HBO/Divulgação

AVISO DE SPOILER: O texto a seguir tem comentários sobre o episódio exibido dia (6/8) e especulações sobre a história.

Em sua última conversa com Daenerys Targaryen na série Game of Thrones (HBO), Lady Ollena Tyrell deu um conselho para a jovem rainha: "Os lordes de Westeros são ovelhas. Você é uma ovelha? Não, você é um dragão. Seja um dragão". O que a personagem disse estava relacionado ao que foi visto pelo público no episódio The Spoils of War (Espólios da Guerra), exibido domingo (6/8): Daenerys foi para o front, montada em Drogon, surpreendendo as forças lideradas por Jaime Lannister em um ataque coordenado com os dothraki (e quem lembra o que disse o rei Robert disse lá no começo da série sobre enfrentar os dothraki em campo aberto?).

Havia uma grande expectativa em relação à cena desde que algumas imagens foram divulgadas pela HBO. Não apenas pelo tamanho de Drogon ou pela proporção da sequência gravada na Espanha. Na prática, este foi o embate mais direto entre um Lannister e uma Targaryen nesta temporada da série, já que as batalhas mais recentes até então tinham sido travadas por aliados de ambos.

A sequência não pareceu tão longa quanto a da famosa Batalha dos Bastardos, mas foi bem filmada e aproveitou os dramas humanos ao colocar personagens de destaque em risco. Na batalha entre os exércitos liderados por Jon Snow e Ramsay Bolton havia uma torcida pela volta dos Stark a Winterfell e dois lados bem divididos. Dessa vez, havia Tyrion Lannister sofrendo ao ver o irmão Jaime em risco. Em outro momento, Dickon Tarly falava sobre enfrentar antigos companheiros na guerra.

Os roteiristas também souberam aproveitar a presença de personagens importantes no campo de batalha em sequências como a de Bron armando o "escorpião" para atirar em Drogon ou a de Jaime cavalgando para tentar matar Daenerys.

TRAIÇÕES

Ao optar por este tipo de ataque, Daenerys contrariou conselhos dados por Jon Snow e Tyrion Lannister anteriormente. Para eles, a primeira estratégia não deveria ser conquistar cidades queimando e destruindo tudo, isso não a faria diferente de outros reis. Ela os escuta, discute e toma a própria decisão. Esses diálogos são relevantes por apresentarem ao público facetas sobre cada um dos personagens, para que eles não fiquem estáticos ou percam sua essência. 

Em determinado momento do episódio, quando Tyrion fala sobre o enfrentamento "dos nossos inimigos", Daenerys lembra que os Lannisters são a família dele. Pode ser que, ao optar por estratégias menos destrutivas, ele esteja até inconscientemente pensando nisso. Mas, se ao ver esta cena, alguns lembraram mais do modo estrategista como Tyrion foi mostrado na série até então, outros parecem tê-lo colocado na lista de possíveis traidores Daenerys.

Isso porque há uma teoria segundo a qual a Nascida da Tormenta será traída três vezes. Há pessoas que apostam que os próximos a fazer isso podem ser Varys ou mesmo Missandei, especialmente pela maneira como Davos tem falado com ela nos últimos episódios. Outra possibilidade é de que Theon Greyjoy possa estar passando informações sobre ela.

JON E DAENERYS

Em meio a tantas intrigas, uma possibilidade de entendimento. Antes da grande batalha do episódio, Jon convida Daenerys a ver algo em uma caverna de Pedra do Dragão antes que comecem os trabalhos de mineração. Quando eles passam com as tochas, são revelados diversos desenhos feitos pelos Filhos da Floresta.

Muita gente deve ter associado alguns daqueles desenhos às formas circulares que os caminhantes brancos fazem com partes de corpos na neve, algo que já apareceu em alguns episódios da série (associação que faz sentido, devido à origem dos caminhantes brancos).

Enquanto caminha pelos espaços da caverna, Jon mostra a Daenerys como, no passado, os Filhos da Floresta e os Primeiros Homens se uniram para lutar contra um inimigo comum e que é justamente isso que eles precisam fazer agora. A posição dos atores em cena, emparelha Jon e Daenerys como se indicasse que, mesmo com seus propósitos particulares e temperamentos tão fortes, os dois possam chegar a um entendimento. Nem tudo fica dito por palavras e a atração entre eles também é mostrada na cena.

WINTERFELL

A cena da volta de Arya para Winterfell foi inspirada no retorno de Odisseu (também conhecido como Ulisses), da obra de Homero, segundo um dos showrunners da série, David Benioff. O fato dela não ser reconhecida pelos guardas é simbólico, todos os Stark estavam muito diferentes quando voltaram para casa, marcados por tudo que viveram.

Essa sensação também foi explorada no reencontro de Sansa e Arya. As duas se transformaram no que queriam ser quando crianças: Arya é uma guerreira, Sansa, uma lady. Mas as diferenças entre elas continuam marcantes. As duas reconhecem isso, tanto que Sansa comenta que Jon ficará ainda mais feliz ao encontrar Arya (algo que parte do público aguarda faz tempo).

Também foi simbólico o fato de que a primeira cena na qual parecia haver um entendimento maior entre as irmãs ocorresse nas criptas, em frente a uma escultura do pai delas, Ned Stark. A sétima temporada, aliás, é cheia de referências ao passado.

O encontro de Arya com Bran transmitiu mais proximidade, ainda que este realmente tenha se transformado no Corvo de Três Olhos. Ele comentou sobre a lista de pessoas que Arya pretende matar e a entregou a adaga de Mindinho. Os olhares de Sansa nesta cena e no momento em que Arya pede para ser treinada por Brienne foram um tanto dúbios.

Por falar em Mindinho, se ele queria descobrir algo sobre Bran ao presenteá-lo com a adaga e oferecer proteção, conseguiu, mas provavelmente não foi algo bom para ele. Durante a conversa, Bran falou uma frase dita por Varys na terceira temporada: "O caos é uma escada". Um indício de que ele pode saber muito mais coisas sobre Mindinho. O fato de que Bran já não é mais o mesmo foi ressaltado na despedida de Meera. 

PORTO REAL

O núcleo de Porto Real pouco apareceu no episódio. A conversa de Cersei com o representante do Banco de Ferro de Bravos situou o fato dos Lannisters terem levado não apenas o ouro dos Tyrell, mas também comida, pois precisam estocar mantimentos para o inverno (assunto que, de tão importante, também é citado por Jaime pouco antes da batalha).

A atual ocupante do Trono de Ferro também falou sobre a Companhia Dourada, algo que deve ter feito mais sentido para quem leu os livros. É difícil prever como eles vão aparecer na série, devido ao pouco tempo que resta, mas se trata de um grupo de mercenários fundado, em Essos, por pessoas que foram exiladas de Westeros. 

Abaixo, o teaser da quinto episódio da sétima temporada de Game of Thrones (HBO):

Com a chegada da nova temporada, o Jornal do Commercio lança uma brincadeira que desperta a curiosidade de qualquer fã. Afinal de contas, se você vivesse em Westeros durante a disputa pelo trono de ferro, a que família pertenceria? É só logar com o seu Facebook e descobrir.

Últimas notícias