Netflix demite executivo por usar termo racista

Jonathan Friedland se referiu a negros usando o termo racista 'nigger'

Reprodução / Youtube
Jonathan Friedland se referiu a negros usando o termo racista 'nigger' - FOTO: Reprodução / Youtube

Na última sexta (22), a Netflix confirmou a demissão do executivo Jonathan Friedland pelo fato de ele ter usado um termo racista.
Em inglês, ele teria usado "nigger", o equivalente ao que no Brasil se chama "negão", em duas ocasiões. Na cultura americana, esse é um dos termos mais ofensivos que se pode dirigir a uma pessoa negra. Friedland trabalhava como executivo-chefe de comunicação da Netflix havia seis anos.

O primeiro incidente aconteceu quando, ironicamente, participava de uma reunião para discutir palavras ofensivas que deveriam ser cortadas em séries de comédia. Logo depois, ele se desculpou.

PRIVILÉGIO

O segundo incidente aconteceu dias depois. Ele usou o termo contra dois negros que o ajudavam com a esclarecer a ofensa original.

"Eu deveria ter usado o ocorrido como um momento de aprendizado para todos na Netflix sobre o quão dolorosa e feia é essa palavra, que jamais deve ser usada. Eu percebo que meu privilégio me fez intelectualizar ou até mesmo minimizar questões raciais como essa", disse Reed Hastings, CEO da empresa, justificando a demissão.

Últimas notícias