O Mundo Sombrio de Sabrina estreia na Netflix

Série sobre uma jovem meio bruxa e meio mortal é inspirada nos mesmos quadrinhos que Sabrina, Aprendiz de Feiticeira

Diyah Pera/Netflix/Divulgação
Série sobre uma jovem meio bruxa e meio mortal é inspirada nos mesmos quadrinhos que Sabrina, Aprendiz de Feiticeira - FOTO: Diyah Pera/Netflix/Divulgação

Uma jovem meio bruxa e meio humana que mora com as tias Hilda e Zelda Spellman. Enquanto lida com experiências comuns à idade, ela tenta conciliar sua dupla natureza e ainda precisa lutar contra forças que ameaçam sua família, amigos e demais habitantes de Greendale. A inspiração é a mesma da série Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. Mas o criador de O Mundo Sombrio de Sabrina, que estreia nesta sexta-feira (26/10) na Netflix, fez uma adaptação dos quadrinhos da Archie Comics com um clima bem diferente do que tinha a produção anterior.

Os filmes O Bebê de Rosemary e O Exorcista estão na lista de referências de Roberto Aguirre-Sacasa, que também é showrunner de Riverdale (Warner). O roteiro foca na jornada de autodescoberta da personagem. No início da história, ela rompe com as expectativas da Igreja da Noite, que aguardava a assinatura da jovem de 16 anos num livro para selar o compromisso com o Lorde das Trevas. A jovem tem outros planos.

A atriz Kiernan Shipka, que interpretou Sally Draper em Mad Men (AMC), é a nova Sabrina. "Em alguns momentos ela é definitivamente mais bruxa, em outros, é definitivamente mais humana. Nós vemos ela transitar entre os dois", explica a artista, que assistiu ao sitcom exibido nos Estados Unidos entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000.

"Existem muitas coisas semelhantes (à série anterior)", diz Kiernan, antes de acrescentar que os detalhes dão mais profundidade à história. "Você tem esses novos elementos do Lorde das Trevas e da bruxaria em um nível realmente intenso", opina.

Miranda Otto, que interpreta Tia Hilda, comenta sobre a abordagem dessa parte da história: "Às vezes há algo bastante doméstico na adoração delas a Satã, o que eu acho muito engraçado. Elas estão levando suas vidas normalmente, acontece que são adoradoras dele". A australiana, que interpretou Eowyn na trilogia cinematográfica Senhos dos Anéis, de Peter Jackson, diz apreciar a habilidosa mistura de horror e humor na série.

Hilda, Zelda e Salem

Parte do humor brota da dinâmica entre Hilda e Zelda, a outra tia de Sabrina, vivida por Lucy Davis. "Em 25 anos de atuação, eu acho que nunca fiz um trabalho no qual eu tinha tantas coisas insanas para fazer", afirma a atriz, que adianta algumas cenas: "Eu 'tive' minha cabeça esmagada com uma pá, fui enterrada viva, tive um milhão de vermes em mim e tenho maquiagem guarda-roupa incríveis para usar. Eu nunca fiz parte de algo que é tão libertador".

Os figurinos foram criados pelo australiano Angus Strathie, vencedor do Oscar pelo trabalho no filme Moulin Rouge. "Eu tenho acompanhado a carreira dele por anos e fiquei super animada quando disseram que ele faria a série, porque ele tem um senso de personalidade e teatralidade muito fortes no que ele cria", comentou Miranda Otto.

Junto com Kiernan, Lucy e Miranda, trabalham atores como Ross Lynch. Ele interpreta o namorado humano de Sabrina, Harvey, cujos antepassados eram caçadores de bruxas. Chance Perdomo ficou com o papel do primo da personagem principal, o bruxo Ambrose Spellman. Gavin Leatherwood é o jovem bruxo Nicholas Scratch.

Do lado humano, a melhor amiga de Sabrina, Rosalind, é vivida por Jaz Sinclair. A professora favorita da jovem, Mary Wardwell, que será possuída por Madam Satan, é o papel de Michelle Gomez.

Também foram criados novos personagens para O Mundo Sombrio de Sabrina, como Father Blackwood (Richard Coyle), Susie Putnam (Lachlan Watson), George Hawthorne (Bronson Pinchot) e as três irmãs Prudence (Tati Gabrielle), Agatha (Adeline Rudolph) e Dorcas (Abigail Cowen), que aparecem bastante no trailer.

O gato Salem, um dos personagens mais queridos da série, agora é representado por cinco animais de verdade. Para quem ficou um tanto nostálgico com a nova produção, a Netflix divulgou nas redes sociais um vídeo em que Melissa Joan Hart e outros atores de ...Aprendiz de Feiticeira desejam boa sorte para o novo elenco.

Últimas notícias