lançamento

Conto natalino do autor das Desventuras em série nas livrarias

"O latke que não parava de gritar", lançado pela Companhia das letrinhas, reitera o vigor do escritor fictício para obras direcionadas ao público infantil

Renato Contente
Cadastrado por
Renato Contente
Publicado em 24/12/2012 às 6:18
Leitura:

Quando o homem que só aparece em ângulos sem rosto lançou O fim das Desventuras em série, em 2006, os leitores que acompanhavam os descaminhos dos irmãos Baudelaire ficaram, como os três desafortunados, um pouco órfãos. Autor e narrador dos 13 volumes da série, publicados entre 1999 e 2006, o heterônimo Lemony Snicket era presença frequente nas estantes de crianças, jovens e adultos na década em que cintilaram nomes como J.K. Rowling, autora de Harry Potter, e, com bem mais discrição, Eoin Colfer, de Artemis Fowl. O fechamento da trama dos Baudelaire, entretanto, não fez o escritor ficítio cessar suas atividades literárias.

Para além das obras complementares à história dos órfãos, Snicket (codinome do americano real Daniel Handler) vem se renovando como um nome vigoroso na literatura infantil americana. Um dos títulos mais recentes lançados no Brasil é o sagaz O latke que não parava de gritar (Companhia das letrinhas, 60 páginas, R$ 32), conto natalino sobre um inconformado bolinho frito de batatas judeu. Lançado em 2007 lá fora, o livro é uma boa opção de presente para as crianças nesta segunda (24), na véspera de Natal, ou em qualquer outra oportunidade. As ilustrações são assinadas por Lisa Brown.

O latke é tradicionalmente servido no jantar de Chanucá, um feriado que celebra uma vitória milagrosa do exército judaico. Nascido na única casa sem pisca-piscas de um vilarejo repleto de luzinhas cristãs, o latke da história ganha vida quando misturam batatas raladas, cebolas picadas, ovos batidos e uma pitada de sal em uma frigideira. Com a quentura que sente na hora do nascimento (um impiedoso óleo a mais de 100º C), o bolinho de batatas salta histérico da panela e, sem parar de gritar, sai fugitivo pela janela da cozinha.

A partir daí, o mal-humorado e insatisfeito bolinho inicia uma mini-odisseia pelas ruas do vilarejo, habitadas por falantes pisca-piscas, doces natalinos e um pinheiro ideal para enfeitar o Natal de alguma casinha do lugar. Apesar de tecer explicações sobre o Chanucá, o latke não consegue fazer com que os símbolos natalinos entendam a data judaica. Durante todo o percurso, vê-se que a vontade do protagonista é encontrar um lugar onde ele se sinta respeitado e querido, mas sem óleo ardente. Como nos livros que narram a história dos órfãos Baudelaire, Lemony Snicket utiliza uma linguagem que, com o humor refinado que lhe é característico, não subestima a apreensão do leitor, tenha ele cinco ou 90 anos. Em espirituosos desenvolvimento e desfecho, a curta trama já ganhou até adaptação teatral nos palcos ingleses.

Leia sobre outras obras de Lemony Snicket lançadas no Brasil na edição desta segunda (24) do Jornal do Commercio

Últimas notícias