LANÇAMENTO

Josias Teófilo conta história do avô em livro

O cinema sonhado é um misto de ensaio, relato pessoal e biografia sobre o cineasta, inventor e comerciante Pedro Teófilo

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/09/2014 às 5:08
Leitura:

A história do avô sempre esteve presente na vida do jornalista e cineasta Josias Teófilo: na sua genialidade, nos seus fracassos e na importância para a família. Tabu e mito dentro da própria casa, a figura de Pedro Teófilo logo virou um tema de pesquisa para o neto; primeiro como um documentário que nunca foi concluído, depois como um livro. O volume O cinema sonhado (Lavra, 212 páginas, R$ 20), espécie de ensaio, biografia e relato pessoal, é lançado nesta quarta (17/9), a partir das 19h, na Fundaj do Derby.

Projeto financiado pelo Funcultura, o livro foi escrito ao longo de três anos. Com reflexões sobre o cinema, a história, a arquitetura e o passado, Josias cria um ensaio que não tem receio de falar das impressões pessoais de quem escreve, dos relatos familiares e de até recriar a vida de Pedro. O autor bem define o propósito ao final do texto: trata-se de “um pedido de desculpa, uma explicação para os erros cometidos e o mapa de um pequeno tesouro”.

O leitor pode conhecer no volume a vida inquieta e a imaginação sem limites do avô de Josias. Pedro foi cineasta, piloto de aviões, inventor (do Ortóptero, uma aeronave, e de um motor movido a água), dono de um cinema(o Olympia, no Arruda) e pesquisador de religiões e do esoterismo. Apesar da imaginação fértil, dos projetos detalhados e da ambição, poucas dessas obras foram concluídas ou ficaram para a posteridade. Os filmes,O gigante que desperta e A virgem dos lábios de mel, chegaram a ter roteiro completos e até uma caravela em tamanho real foi construída.

“De início, o livro buscava ser mais histórico. Com o tempo, foi ficando mais poético, mais literário: tomei mais liberdade de contar a história dele e até de colocar algumas memórias minhas”, conta Josias. A escrita do volume foi até dolorosa em alguns momentos. “Fazer uma genealogia é um processo íntimo. E essa não é só a história de uma pessoa, é um método, um gesto ensaístico”, explica o autor.

De certa forma, Josias tenta fazer do livro um equivalente na escrita do documentário Santiago, de João Moreira Salles: algo pessoal e amplo, em que o personagem está tão em exposição quanto quem busca apresentá-lo ao público. Como ele explica no volume, através de Freud e Goethe, herdar algo é um processo ativo – e foi olhando também para dentro de si mesmo que o autor encontrou outros vestígios do avô.

Publicado pela recém-criada editora Lavra, de Wagner Carelli, antigo editor da Bravo!, o volume tem prefácio de Fernando Monteiro e orelha de Adriana Dória Matos. Josias tem um roteiro pronto sobre Lelé, João Filgueiras Lima, arquiteto de Brasília e ainda prepara um novo livro. “É um romance ensaístico sobre um fotógrafo, ainda não sei bem defini-lo”, comenta.

Leia mais no Jornal do Commercio desta quarta (17/9).

Últimas notícias