ESCRITA

Raimundo Carrero, Sidney Rocha e Gerusa Leal leem trechos de livros inéditos

Os três autores participam das Noites Cartomantes, da Mariposa Cartonera, no Café Castro Alves

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 11/12/2014 às 5:16
Leitura:

Na terceira e última edição deste ano, o evento Noites Cartomantes, da Mariposa Cartonera, reúne três autores para lerem pedaços de obras inéditas. Os escritores Raimundo Carrero, Sidney Rocha e Gerusa Leal vão ler trechos dos seus próximos lançamentos nesta quinta (11/12), a partir das 20h, no Café Castro Alves. O público escolhe o quando pagar para conferir ao evento.

Nessa edição, a atenção está voltada para a prosa. Raimundo Carrero vai ler para a plateia um dos capítulos do seu novo romance, O senhor agora vai mudar de corpo (Record), previsto para ser lançado em janeiro. A recuperação de um acidente vascular cerebral, sofrido em 2010, é transformada em ficção na obra, que também analisa várias passagens da vida pregressa do autor. “Eu não queria fazer um relatório que dissesse: ‘Sofri um AVC’. Demorei muito a encontrar a técnica, a forma de falar disso. Não é uma autobiografia, mas também não é uma ficção plena. Eu uso metáforas para falar da minha vida”, comenta o autor, recém chegado da Feira do Livro de Guadalajara, no México.

Sidney Rocha, contista de obras como Matriuska e O destino das metáforas, vai mostrar um trecho de Claro,escuro (Iluminuras), romance que pretende publicar em 2015, parte da trilogia Gerônimo. A narrativa gira em torno de um artista, Jeroni Fernanflor, que busca criar um retrato perfeito, entre reis, rainhas e o mundo do cinema. O livro já está pronto. “Não publicamos em 2014, por conta do mercado doido das eleições e copa e etc.”, aponta Sidney.

Gerusa Leal, premiada pela Academia Pernambucana de Letra com seu livro Versilêncios, vai publicar em 2015 o seu primeiro livro de contos, intitulado provisoriamente de Fardos. “Comecei a escrevê-lo há dez anos, quando entrei na oficina literária de Carrero. Gosto da poesia, mas hoje me interesso mais pelos contos”, aponta. São narrativas curtas, às vezes de uma só página, com “poucos finais felizes”, segundo ela mesma. Fardos, um dos principais contos da obra, é um dos que serão lidos hoje.

Na noite, Cornado Falbo ainda vai jogar tarô para cinco pessoas da plateia. Segundo Wellington de Melo, editor da Mariposa Cartonera, o evento vai entrar depois em recesso até março de 2015. No ano que vem, Wellington pretende lançar mais dez livros em edição artesanal, além de continuar a parceria com a Sofía Cartonera, da Argentina, publicando aqui autores argentinos.

Últimas notícias