DEBATES

Javier Cercas é a principal atração da Fliporto neste sábado (14)

Além dele, estão no evento nomes como Eric Nepomuceno, Sérgio Godinho e Ioram Melcer

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/11/2015 às 5:44
Divulgação
Além dele, estão no evento nomes como Eric Nepomuceno, Sérgio Godinho e Ioram Melcer - FOTO: Divulgação
Leitura:

A história é o alimento da literatura, aos menos para o escritor espanhol Javier Cercas, um dos convidados da Fliporto de sábado (14/11). A partir das 18h30, ele conversa com o tradutor Eric Nepomuceno sobre o tema As Máscaras e Imposturas na Realidade e na Literatura, assunto que se liga diretamente ao seu mais recente romance, O Impostor, lançado no Brasil pela Globo Livros.

Na obra, Cercas escreve sobre aquele que chama de “Pelé da impostura”, o sindicalista espanhol Enric Marco Batlle, que fingiu ser, durante grande parte da sua vida, um sobrevivente dos campos de concentração nazista. Desmascarado por um historiados em 2005, o personagem fascinou o autor e, no romance, ele tenta entender o que faz alguém romancear a si mesmo, em uma obra que, como Os Soldados de Salamina ou Anatomia de um Instante, utiliza-se da história como um elemento da ficção.

No congresso principal, o dia começa às 15h, com um debate no Colégio São Bento com Eric Nepomuceno e Luize Valente e mediação de Mona Dorf. O autores falam sobre tema Passado: Presente! Glórias e Mazelas da Memória e da História, focando-se nas suas experiências dentro da Segunda Guerra Mundial e da Ditadura Militar. Depois, às 17h, o músico, dramaturgo e escritor português Sérgio Godinho e o tradutor israelense Ioram Melcer falam sobre as várias vidas dos escritores e artistas.

Últimas notícias