VERSOS

Fred Caju lança livro com poemas eróticos e políticos

'As Tripas de Francis Conceição por Ela Mesma' tem edição artesanal e é limitada a 150 exemplares

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/12/2015 às 5:04
Priscilla Melo/Divulgação
'As Tripas de Francis Conceição por Ela Mesma' tem edição artesanal e é limitada a 150 exemplares - FOTO: Priscilla Melo/Divulgação
Leitura:

O sexo e o prazer, além de elementos do erotismo, também podem ser gestos políticos. Ao criar os poemas de As Tripas de Francis Conceição por Ela Mesma, o escritor pernambucano Fred Caju utilizou a temática sexual como uma forma de de apontar a resistência e a luta das mulheres. Quinto livro de Fred, a obra vai ser lançada nesta quarta (30/12), a partir das 19h, no Casbah Mourisco, em Olinda.

Os 150 exemplares numerados – o preço é de R$ 25 ou mais, dependendo da vontade do leitor – foram criados através de edição artesanal junto com o coletivo Na Tora, de Igarassu. Os versos se aproveitam da própria rapidez para ironizar o machismo e a opressão – no sexo, na vida e nos amores. A obra começou a ser escrita em 2011, quando, provocado por um concurso poético com o tema “Uma serenata para a mulher amada”, ele resolveu fazer um poema questionando a visão da mulher como objeto de conquista. Por meio da persona de Francis Conceição, partiu para criar versos sobre a sexualidade. “O sexo também é político e acredito que, num contexto social tão conservador, bem mais para a mulher que para o homem”, comenta o poeta, que propõe, na obra, levar “um galão de gasolina/ pro incêndio no patriarcado”.

A sua Francis feminista virou uma personagem com autonomia própria. “Quase nenhum poema puxa pro lado sensual, mas para uma perturbação dos padrões normativos. Não teria como me calar em relação à violência e abusos tão recorrentes na sociedade. Não tinha como ser uma obra enfeitada de flores em meio a tantos ossos”, afirma.

Últimas notícias