EVENTO

Fenelivro começa nesta quarta com Tico Santa Cruz e José Luiz Passos

Feira literária acontece no Cento de Convenções até domingo, com entrada gratuita

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/09/2017 às 12:11
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Feira literária acontece no Cento de Convenções até domingo, com entrada gratuita - FOTO: Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Leitura:

Da poesia musicada à relação entre pesquisa histórica e literatura, o primeiro dia da Feira Nordestina do Livro – Fenelivro tem programação heterogênea, homenagens, lançamento de livros e debate. A feira literária – que celebra este ano o tema Histórias Memória História – começa hoje e segue até domingo, no Centro de Convenções, com entrada gratuita. O cantor, compositor, ativista e escritor Tico Santa Cruz, criador da banda Detonautas Roque Clube, e o escritor pernambucano José Luiz Passos são os autores que estarão presentes hoje, trazendo para o evento uma performance poética e um lançamento literário, respectivamente.

+Participam desta terceira edição da Fenelivro editoras locais e nacionais como Vozes, Ática, Bagaço, LeYa, Paulina e Cepe – realizadora da feira junto à Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros, Andelivros. Desde às 9h, os estandes estarão abertos. No horário de abertura acontece a Oficina Literária ministrada pelo escritor pernambucano Raimundo Carrero. São 20 vagas por dia e as inscrições acontecem no local, na hora do evento. Às 18h30 haverá solenidade para os homenageados desta edição, Hermilo Borba Filho (póstuma) e José Luiz Passos.

Professor de literatura brasileira e portuguesa na Universidade da Califórnia, José Luiz lança na sequência seu novo livro, Antologia Fantástica da República Brasileira, às 19h30. Na ocasião, haverá também um debate com o editor, Schneider Carpegiani e o historiador George Cabral sobre Pesquisa Histórica e Literatura.

Apesar de a Antologia Fantástica da República Brasileira ser um livro de ficção, o autor integra, aos enredos inventados, elementos, personagens e fatos verídicos. Frei Caneca, Osman Lins, Getúlio Vargas, o padre João Ribeiro, José Lins do Rego e Henry Koster são algumas das figuras relembradas pelo escritor, assim com os antigos funcionários da Usina Santa Terezinha (local, inclusive, onde ele finalizou a escrita do livro).

Às 19h Tico Santa Cruz sobe ao palco da Fenelivro para falar sobre seu trabalho literário (ele é o autor de três livros: Tesão, Clube da Insônia e Pólvora). Além da sessão de autógrafos, o cantor e compositor, que também conhecido por defender causas sociais e comentar fatos políticos nas redes sociais, está preparando uma performance musical e poética. Pólvora, uma novela policial, é seu último lançamento.

Programação Completa:

Quarta-feira (20):  18h30- Homenagens a Hermilo Borba Filho (póstuma) e José Luiz Passos. Presença da secretária de Cultura do Recife Leda Alves, viúva de Hermilo.

19h – Tico Santa Cruz:  performance poética, musical e sessão de autógrafos de seus livros.

19h30 – Debate Pesquisa histórica e Literatura e lançamento do novo livro de José Luiz Passos, Antologia fantástica da República Brasileira. Palestra e debate com participação do editor Schneider Carpegiani e do historiador George Cabral. 

Quinta-feira (21):  13h - Show de humor de Sandoval Ferreira
14h - Mundo Geek – Bate- papo o quadrinista Fábio Paiva

16 h – Debate sobre Design Gráfico e Jornalismo Cultural, com a participação de designers de periódicos de cultura Jaíne Cintra, Hallina Beltrão e Jânio Santos e com mediação do editor e jornalista Schneider Carpeggiani.

19h – Debate e lançamento do novo livro de Xico Sá, A Pátria em Sandálias da Humildade, com a participação da biógrafa Regina Echeverria e mediação do escritor e jornalista Evaldo Costa.

19h30 –  Debate sobre a obra de Hermilo Borba Filho, com o escritor Luís Reis, Carlos Carvalho e o cineasta Fernando Monteiro, estudiosos da obra de Hermilo. Mediação de Luiz Roberto Leyte Farias. Após o debate, livros de Hermilo serão lançados no estande da Cepe. 

Sexta-feira (22): 14h -Palestra Com Albérico Fernandes - A realidade da literatura no ensino médio e mudanças

15h30 - Palestra com a escritora infantil Lenice Gomes com o tema: No lume da palavra- histórias, parlendas, trava línguas e advinhas.

17h - Palestra e lançamento do livro Outros Cantos, da escritora Maria Valéria Rezende

19h – Palestra com João Luís Corrreia, doutor em Bíblia e professor da Unicap. Tema:O amor e suas Múltiplas formas

16h – Debate O Desafio de Escrever Biografias no Brasil, com a escritora Regina Echeverria, autora de biografias sobre Elis Regina, José Sarney e Cazuza, entre outras. Mediação do escritor e jornalista Vandeck Santiago.

19h – Sexualidade e Vida Afetiva com foco na saúde e na qualidade de vida, com a sexóloga Carmen Janssen, e sessão de autógrafos.

19h30 – Debate sobre literatura inspirada no cinema. Com o editor Wellington de Melo e produtor cinematográfico João Vieira Jr. Lançamento e sessão de autógrafos das edições artesanais "Joaquim" e "Aquarius", com os escritores Bernardo Brayner, José Luiz Passos, Maria Valéria Rezende, Nivaldo Tenório, Ricardo Lísias, Ronaldo Correia de Brito e Sidney Rocha.

Sábado (23): 11h – Debate com o escritor Ricardo Lísias sobre a questão da representação. 

11h – Palestra com Dom Bruno Carneiro sobre LiraTema: Leitores Salmistas e Ministros da Palavra.

14h30 – Palestra sobre adaptação de livros literários à linguagem de Histórias em Quadrinhos. Com o ilustrador Pedro Zenival e com o ilustrador e quadrinista Laerte Silvino.
15h30 – Debate Revista Continente, A Cultura Popular no Contemporâneo
16h – Palestra e lançamento do livro Um Mês com a Rainha do Céu, com os autores Irmã Ivonete Kurten e Francisco Eduardo

16h – Debate Panorama Atual da Literatura no Brasil, com o poeta e jornalista Claufe Rodrigues, que integra o programa Globo News Literatura. Participação do escritor Ronaldo Correia de Brito e mediação da jornalista Adriana Dória Matos.

19h – Debate com a escritora, blogueira e youtuber Mirela Paes, A Importância da Leitura e o Empoderamento Feminino Jovem

Domingo (24):  10h – Debate A Ditadura Desvelada, sobre o trabalho da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara. Com a participação de integrantes da Comissão e mediação do presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

15h – Debate e lançamento do livro O Massacre da Granja São Bento, de Luiz Felipe Campos, com a presença do autor, do relator do caso na Comissão da Verdade, Manoel Moraes, e mediação do jornalista Sérgio Montenegro Filho. 

17h30 – Palestra com o escritor e dramaturgo Valdir Oliveira sobre o áudio como recurso de inclusão e divulgação literária. 

19h – Palestra de encerramento com o escritor português Gonçalo M Tavares. 

Atrações musicais:

SaGrama, quinta, às 19h
Noise Viola, sexta, às 20h
Maciel Melo, sábado, às 19h

Últimas notícias