HOMENAGEM

Raimundo Carrero recebe a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes

Escritor é homenageado no dia de seus 70 anos. Na ocasião foi divulgada a programação de tributos no próximo ano

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/12/2017 às 15:04
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Escritor é homenageado no dia de seus 70 anos. Na ocasião foi divulgada a programação de tributos no próximo ano - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

O dia de hoje mal havia começado e Raimundo Carrero já estava vivenciando momentos de muita emoção. Além de completar, nesta quarta-feira (20) 70 anos, o escritor pernambucano foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, em cerimônia que ocorreu no final desta manhã no Palácio do Campo das Princesas. "Eu já sou naturalmente uma pessoa muito emotiva e hoje não poderia ser diferente, pois é meu dia. Mesmo se eu pudesse, não evitaria as lágrimas, estou muito feliz e grato", disse.

Após uma fala inicial do secretário de Cultura do Governo do Estado, Marcelino Granja - em que houve uma breve apresentação da vida e obra do homenageado- , as atrizes Fabiana Pirro, Silvinha Goes e Ana Nogueira, do grupo teatral Violetas da Aurora, fizeram uma leitura dramática de um trecho de A História de Bernarda Soledade - A Tigre do Sertão. O livro marcou a estreia de Carrero na literatura e é uma das obras pioneiras do Movimento Armorial.

Homenagens

Em seguida foi a vez do residente da Cepe, Ricardo Leitão, de prestar seu tributo ao escritor aniversariante. Junto com a Fundarpe e a Prefeitura do Recife a através de uma iniciativa do jornalista Marcelo Pereira e do escritor Sidney Rocha, a Cepe vai promover ao longo do primeiro semestre de 2018 diversas ações comemorativas integradas no Programa Carrero 70 anos. A programação tem início em março, com o evento Outras Palavras em Salgueiro e segue em abril com a gravação de um episódio especial do Pasárgada.doc. Em maio, Carrero participa  do Congresso Internacional do Livro, Leitura, Literatura no Sertão - Clisertão, em Petrolina.

Durante o mês de julho, no Festival de Inverno de Garanhuns, a homenagem continua com a criação da Praça da Palavra Raimundo Carrero e uma edição especial do Suplemento Pernambuco (também a ser lançada durante o Fig). Entre agosto e setembro, encerrando os tributos, haverá o relançamento de quatro romances de Raimundo em um box intitulado Ritos de Sangue e a exposição Carrero 70 anos, no Museu do Estado - reunindo fotos, originais, matérias e exibição de curtas. 

Últimas notícias