Incentivo

Marina Ruy Barbosa flerta com a poesia no livro 'Inspirações'

Atriz e digital influencer se aventura em 'seleção afetiva de reflexões e poemas'

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 30/12/2017 às 5:00
Foto: Instagram/@marinaruybarbosa/Reprodução
Atriz e digital influencer se aventura em 'seleção afetiva de reflexões e poemas' - FOTO: Foto: Instagram/@marinaruybarbosa/Reprodução
Leitura:

Mais que atriz, a jovem Marina Ruy Barbosa, agora faz questão de se atribuir uma nova função: a de influenciadora digital. Com mais de 22 milhões de seguidores apenas em seu perfil oficial no Instagram, a carioca de 22 anos resolveu fazer uso de sua popularidade para tentar agir em prol da leitura ao lançar o livro Inspirações (Objetiva, 2017).

Antes que o leitor pense que as 168 páginas que abrigam a publicação sejam repletas de primeiras “aventuras” da moça como poetisa, é necessário esclarecer que o livro é apresentado como uma “seleção afetiva de reflexões e poemas”. Ou seja: de autoral, apenas alguns comentários acerca dos sentimentos presentes em textos de Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Manoel de Barros, Mario Quintana, Paulo Leminski, Vinicius de Moraes, o pernambucano João Cabral de Melo Neto, entre outros grandes nomes da poesia brasileira.

Inspirações, na verdade, é a conclusão de um desafio que foi feito à atriz, convidada a ler poemas durante dois anos e recomendar o que a inspirava para os milhões de seguidores que a acompanham diariamente no Instagram.

Os textos foram distribuídos na obra em cinco capítulos: Amor e Cumplicidade, Imagem e Identidade, Sucesso e Ilusão, Sonhos e Vida Real, Felicidade e Simplicidade.

Junto aos fragmentos literários, as reflexões de Marina soam tão naturais quanto descartáveis. Os textos, repletos de frases feitas, soariam perfeitos para qualquer legenda bem elaborada de Instagram. Isso vai desde “Precisamos de amor para nos sentirmos vivos” até “Somos a esperança de sermos melhores”, só para mencionar alguns fragmentos assinados pela estrela. Talvez o texto mais sincero escrito por ela seja a carta que apresenta a obra: “Inspirações é também um livro sobre uma fase muito feliz da minha vida, que espero entregar para meus filhos lerem e se inspirarem”.

Marina Ruy Barbosa explora, porém, com maestria, o seu lado modelo em Inspirações, através de fotos perfeitas em poses que, de fato, são merecedoras de vários “likes”.

A conclusão que fica é que esse livro, assinado pela influenciadora digital, segue mais como um post bem elaborado do que um trabalho que pareça se tornar relevante a longo prazo.

PASSADO E FUTURO

Marina Ruy Barbosa teve seu primeiro papel de destaque como Aninha, na novela fiasco Começar de Novo (2004), exibida no horário das 19h, na Globo. Agora, está prestes a estrear como a plebeia Amália, na trama medieval Deus Salve o Rei, no mesmo horário e na mesma emissora, em janeiro de 2018.

Últimas notícias