imortal

Jurista Joaquim Falcão é eleito para Academia Brasileira de Letras

Ele vai ocupar a cadeira que pertencia a Carlos Heitor Cony, falecido em janeiro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/04/2018 às 17:23
André Telles/Divulgação
Ele vai ocupar a cadeira que pertencia a Carlos Heitor Cony, falecido em janeiro - FOTO: André Telles/Divulgação
Leitura:

A Academia Brasileira de Letras elegeu nesta quinta (19) um novo imortal. O jurista Joaquim Falcão, professor de Faculdade Getúlio Vargas, venceu o pleito por unanimidade contra a escritora Vilma Guimarães Rosa.

Ele vai ocupar a cadeira que pertenceu a Carlos Heitor Cony. Sobre a sua eleição, a acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira, declarou: “Joaquim Falcão é não só um jurista notável, é também uma figura incontornável da cultura brasileira. Seu lugar é nesta Casa e já tardava esta eleição. Joaquim é muito querido entre os Acadêmicos, como prova a sua votação”.

TRAJETÓRIA

Joaquim Falcão tem 74 anos e nasceu no Rio da Janeiro, mas sempre manteve vínculos com Olinda, em Pernambuco. Além de uma carreira acadêmica na área do direito, ele foi um dos fundadores da FGV. Na sua trajetória, trabalhou com Gilberto Freyre, foi chefe de gabinete do Ministro da Justiça Fernando Lyra, foi integrante do Conselho Nacional de Justiça e criou o Telecurso 2000 e o Globo Ecologia na Globo, entre outros postos. Sua especialidade na área do direito é o Supremo Tribunal Federal.

Últimas notícias