internet

Ed Motta causa polêmica no Facebook ao dizer que só fala e canta em inglês na turnê na Europa

Cantor foi esnobe e preconceituoso, além de pedir para não ir ao show quem quer vê-lo em português

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/04/2015 às 20:09
Facebook
Cantor foi esnobe e preconceituoso, além de pedir para não ir ao show quem quer vê-lo em português - FOTO: Facebook
Leitura:

O cantor Ed Motta tem muitas virtudes como cantor, compositor, colecionador de discos, gastrônomo e enófilo. Mas não possui habilidade para a diplomacia. Ao divulgar a sua próxima turnê com 17 datas por dez países na Europa, ele causou polêmica com seus conterrâneos, em sua página no Facebook, ao se negar a falar e cantar em português. O post teve 5.117 compartilhamentos até as 20h22. Numa atitude esnobe, Ed Motta disse: “(...) agradeço e fico honrado em ser prestigiado pela comunidade brasileira, mas é importante frisar, não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show... Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal”, escreveu, justificando-se que a “divulgação da gravadora, dos promotores é maciça no mundo Europeu, e não na comunidade brasileira”.

A turnê de Ed Motta vai passar pela França, Alemanha, Irlanda, Inglaterra, Espanha, Itália, Áustria, Holanda e Finlândia. Mas ele só vai falar em inglês. O que já soava deselegante, desagradou ainda mais os internautas ao cantor implorar: “então pelo amor de Deus, não venha com um grupo de brasuca berrando Manuel porque não tem, e muito menos gritar ‘fala português Ed’... O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês”. Para Ed Motta, seu público “é um pessoal mais culto, informado”. Não bastasse o elitismo de suas palavras, ele foi ainda mais longe ao demonstrar seu preconceito e destratar uma parcela que comparece aos seus shows: “O negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time”.

Arrogante, ele até desaconselha a quem não faz parte dos fãs que admira a não ir ver suas apresentações: “Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica, esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional. Que desagradável ter que toda vez dar explicações, e ter que escrever esse texto infame...”

Ed Motta não baixou a guarda e respondeu aos comentários, críticas, provocações e impropérios dos internautas, não baixando a guarda, mesmo reforçando opiniões preconceituosas, mas sem esquecer que quando morou nos Estados Unidos e quando vai a Alemanha ele também sofre com isso, mas não é coitadinho nem vitimista.

DATAS DA TURNÊ DE ED MOTTA

Abril
22 - La Boite à Musique, Metz (França)
23 - La Belle Electrique, Grenoble (França)
24 - Jazzahead, Bremen (Alemanha)
25 - Hannover Jazz-Club, Hannover (Alemanha)
26 - A-Trane, Berlin (Alemanha)

Maio
3  - Bray Jazz Festival, Dublin (Irlanda)
4 - Barbican Centre, London (Inglaterra
22  - Jambooree, Barcelona (Espanha) 
23  - Jambouree, Barcelona (Espanha) 
28 - Domicil, Dortmund (Alemanha)
29 - Elbjazz Festivall, Hamburg (Alemanha)
30 - Teatro Forma, Bari (Itália)
31  - Teatro Communale, Busseto (Itália)

Julho
4  -Jazzfest Wien, Vienna (Áustria)
12 - North Sea Jazz Festival Club (solo), Rotterdam (Holanda)
18  - Pori Jazz Festival, Pori (Finlânida)

Últimas notícias