RELEITURAS

Louvores à trajetória musical de Milton Nascimento

Grandes nomes já regravaram suas músicas. Entre eles, Gilberto Gil, Björk e Criolo

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/04/2015 às 17:45
Foto: JC Imagem
Grandes nomes já regravaram suas músicas. Entre eles, Gilberto Gil, Björk e Criolo - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Do caminho que vai dar no sol ao percurso que a Terra faz em volta dele. Milton Nascimento possui 72 anos de idade, ou 72 translações. O sol foi rodeado 52 vezes desde as primeiras voltas musicais com os W’s Boys, 42 vezes do Clube da Esquina pra cá. É muita luz. Muita luz e muito som. Além dos jovens músicos que hoje o regravam para reverenciar-lhe, as composições de Bituca já rendeu às vozes de Sarah Vaughan, Criolo, Wayne Shorter, Pat Metheny, Björk, Peter Gabriel, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fafá de Belém, entre muitos.

O emblemático álbum Clube da esquina, parceria com os irmãos Borges (Marilton, Lô e Márcio), inspirou o tributo Flores do clube da esquina, em 2008. Na proposta, 12 cantoras da nova geração da MPB regravaram o disco 36 anos após o seu lançamento. Estrelas em volta do sol musical que é Bituca, Vanessa da Mata, Ivete Sangalo, Fernanda Takai e Luiza Possi estão entre as intérpretes convidadas pelo produtor Guto Graça Mello para o tributo. Além de Milton, que fez participações especiais no disco, houve uma exceção do sexo masculino: trata-se de Seu Jorge, num dueto com a cantora Teresa Cristina em Me deixa em paz

 

No ano passado, da afinidade e amizade nascida entre Milton e o rapper Criolo (na 23ª Edição do Prêmio da Música Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro), daquelas de se falarem todos os dias, nem que seja por telefone, culminou no show político Linha de frente. O concerto apresenta hinos da carreira de cada músico nesse encontro que é “um louvor”, segundo a definição dos dois.

Últimas notícias