Infantil

Xou da Xuxa 30 Anos: relembre todas as faixas do disco

Álbum que marcou a estreia da Rainha dos Baixinhos na Globo completa três décadas junto com o programa homônimo

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 30/06/2016 às 5:10
Foto: Reprodução
Álbum que marcou a estreia da Rainha dos Baixinhos na Globo completa três décadas junto com o programa homônimo - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O dia 30 de junho de 1986 é duplamente especial para a apresentadora Xuxa, que hoje está na Rede Record. Há 30 anos, a artista fazia sua estreia na Rede Globo no matinal Xou da Xuxa. Junto com ele, lançava também seu segundo disco de estúdio, mas o primeiro pela gravadora Som Livre, que levava o mesmo nome. Mesmo com muitas dificuldades para cantar na época (por não dominar a arte do canto), o LP foi gravado com produção musical de Guto Graça Mello e teve 10 faixas.

>> [Portal NE10] Patricia Marx diz que gravou voz guia em álbum de Xuxa

Aliado ao sucesso do programa, Xou da Xuxa foi um recorde de vendas na época, com mais de 2,5 milhões de cópias, surpreendendo as expectativas. Em entrevista ao portal UOL, o produtor Guto Graça Mello relatou que, para este álbum, nenhum compositor queria ceder suas canções. Com o sucesso retumbante após o lançamento do disco, a situação se inverteu drasticamente. Em 1995, a obra foi relançada em CD com mais duas faixas: Parabéns da Xuxa e Papai Noel dos Baixinhos.

Confira o faixa a faixa do disco Xou da Xuxa:

LADO A

1. Doce Mel (Bom Estar Com Você)

A música que abre o Xou da Xuxa é de autoria de Cláudio Rabello e Renato Corrêa. Uma das canções mais emblemáticas do álbum, a faixa é um grande sucesso de Xuxa até hoje. Dentro do programa, geralmente essa música era tocada no encerramento, quando a loira subia em sua nave.

2. Turma da Xuxa

Com um pegajoso coro infantil, principalmente no refrão, a música é assinada por Reinaldo Waisman e Robson Stipancovich. A letra é bem divertida, contando situações engraçadas de várias pessoas da “turma” da apresentadora.

3. Peter Pan

O casal Rita Lee e Roberto de Carvalho são os autores da faixa. Como o título indica, a música fala sobre o célebre personagem do conto de fadas que não quer crescer. O modo como a música é interpretada por Xuxa lembra bastante o estilo Rita Lee de cantar.

4. Garoto Problema

Com participação do ator e cantor Evandro Mesquita, a música é assinada por Frejat e Guto Goffi. A faixa teve mais de uma versão gravada. Nas primeiras tiragens do Xou da Xuxa, percebe-se que a voz de Xuxa nos diálogos foram modificados e o coro também muda nas versões seguintes.

5. Meu Cãozinho Xuxo

Todo o clima animado desta primeira parte do disco cai por terra nesta canção escrita por Rogério Enoé Messias Corrêa. A história real do cãozinho da apresentadora foi musicada, com direito a choros, tanto de cachorro, quanto de Xuxa, que não consegue concluir a faixa e termina soluçando. Há o mito de que existia uma mensagem satânica ao rodar esta música ao contrário, algo nunca comprovado até hoje.

LADO B

1. She-Ra

Assinada por Joe e Tavinho Paes, a música homenageava a protagonista de um dos desenhos animados que o Xou da Xuxa exibia. Na letra, havia todas as referências que ditavam o universo da heroína She-Ra, como Greyskull, He-Man e Madame Riso.

2. Amiguinha Xuxa

Segunda composição de Rogério Enoé Messias Corrêa no disco, esta também é uma das músicas mais marcantes do Xou da Xuxa. Com a célebre frase “Bom dia, amiguinhos já estou aqui...” , a apresentadora costumava abrir o programa com esta faixa ao sair de sua nave espacial.

3. Meu Cavalo Frankstein

No ritmo country e fingindo um sotaque caipira, Xuxa conta a história de “um cavalo preto, branco, cor de abóbora e rosa-choque chamado Frankstein”. A música tem Marcio Lucio de Freitas e Tati como compositores.

4. Quem Qué Pão

A faixa mais rapidinha do disco também está no imaginário das crianças dos anos 80 e 90 por ser o momento do “café da manhã” do Xou da Xuxa. Escrita por Aretuza e J. Corrêa, a música ficou marcada pela apresentadora mostrar sempre no palco um grande banquete de café da manhã.

5. Miragem Viagem (Black Orchid)

A última canção do disco é cantada na íntegra por Patrícia Marx, que na época, era integrante do Trem da Alegria. A faixa é uma versão em português de Steve Wonder, escrita por Ronaldo Bastos. Patrícia afirmou nesta quarta-feira (29) que também fez voz guia para ajudar Xuxa a cantar neste álbum.

MÚSICAS ADICIONAIS – VERSÃO DE 1995

1. Parabéns da Xuxa

Música que abre a versão em CD do Xou da Xuxa, a faixa foi escrita por Michael Sullivan e Paulo Massadas. Também entra no rol de um dos grandes sucessos da Rainha dos Baixinhos até hoje, sendo tão tradicional quanto o clássico Parabéns a Você nas festas de aniversário.

2. Papai Noel dos Baixinhos

Xuxa assina como compositora pela primeira vez, em parceria com Irany de Oliveira. A canção natalina – assim como o Parabéns da Xuxa – foi gravada originalmente como bônus para o LP Karaokê da Xuxa, lançado em 1987.  

Últimas notícias