Evangélico

Primeiro disco gospel entre os mais vendidos do Brasil completa 15 anos

Preciso de Ti, do conjunto mineiro Diante do Trono, foi o primeiro do gênero a vender mais de 2 milhões de cópias no país

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 14/07/2016 às 15:20
Foto: Divulgação
Preciso de Ti, do conjunto mineiro Diante do Trono, foi o primeiro do gênero a vender mais de 2 milhões de cópias no país - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O ano é 2012. A ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Disco) divulgou uma lista com os 15 discos mais vendidos da história do país até àquele momento. E em meio aos muitos álbuns de Xuxa e a liderança absoluta do CD católico Músicas para louvar o Senhor, do Padre Marcelo Rossi, com mais de 3 milhões de cópias, na última colocação apareceria, pela primeira vez, um índice expressivo de um CD gospel. A obra se chamava Preciso de Ti, do Ministério de Louvor Diante do Trono, que foi gravado ao vivo há exatos 15 anos, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, cidade natal do conjunto.

Liderado pela pastora e cantora Ana Paula Valadão, este era o quarto álbum da carreira do grupo evangélico que nasceu dentro da Igreja Batista da Lagoinha e, até hoje, com 19 anos na estrada, gravou dezenas de discos da chamada “série Diante do Trono”, além de álbuns especiais, coletâneas e infantis.

Gravado em 14 de julho de 2001, num palco de 42 metros, 210 mil pessoas compareceram ao ajuntamento do Ministério, sendo o maior público já registrado na história do Estádio do Mineirão. Todas as 11 faixas que compõem o disco são de autoria de Ana Paula Valadão. Porém, a faixa que leva o nome do disco ganhou forças em todo o país.

Preciso de Ti é a nona faixa do CD e a mais longa do álbum com pouco mais de 15 minutos de duração. Além da forte letra e melodia orquestral marcante, a canção possui ministrações de trechos da Bíblia e momentos chamados de espontâneos, onde Ana Paula Valadão improvisa novos versos na música de acordo com a sua pregação. Não demorou muito para Preciso de Ti tocar bastante nas rádios do segmento gospel e, por conseguinte, se tornar um dos hinos mais conhecidos nas igrejas protestantes brasileiras. Além disso, muitos não-evangélicos passaram a conhecer a banda através desta canção, se tornando principal marca do Diante do Trono até hoje.

O Ministério se tornou referência no segmento gospel brasileiro e regravou a canção várias vezes em discos posteriores, ganhando também versões em inglês e finlandês. Preciso de Ti vendeu 2 milhões de cópias (vendagem registrada até 2012, podendo ter crescido até os dias atuais) se tornando o primeiro álbum do gênero gospel a estar entre os discos mais vendidos da história do Brasil. Anos depois, eles assinariam um contrato com a Som Livre, da Rede Globo, onde pertenceram ao casting da gravadora por cinco anos, de 2009 a 2014.

Últimas notícias