Festival de Inverno

FIG 2016: Homenagem a Naná Vasconcelos marca abertura do Festival de Inverno

Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2016) será dedicado ao percussionista pernambucano que morreu em março

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 21/07/2016 às 11:18
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2016) será dedicado ao percussionista pernambucano que morreu em março - FOTO: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

A força identitária da obra e do discurso de vida do percussionista Naná Vasconcelos, morto em março aos 71 anos, será o grande norte das homenagens a ele durante esta edição do Festival de Inverno de Garanhuns. O evento começa nesta quinta (21) com uma cerimônia de abertura em que estarão reunidos nomes representativos da cultura negra no Brasil. 

Convidados pelo músico Zé Manoel, estarão reunidos na homenagem a cantora Virgínia Rodrigues, o cantor e compositor Mateus Aleluia e o coral Voz Nagô, no Concerto Afro-nordestino que acontece na Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, a partir das 19h.

A ideia da cerimônia de abertura do FIG 2016, segundo Manoel, é de celebrar a cultura negra e a relação musical entre Pernambuco e Bahia. Dentro do show, o Voz Nagô, criado por Naná, fará uma homenagem direta ao percussionista pernambucano. Já Virgínia e Aleluia, cantam composições de autores como Moacir Santos, Tiganá Santana e Ederaldo Gentil – todos eles negros.

“Quando surgiu esse possibilidade de fazer essa abertura, pensei em Mateus e Virgínia por serem nomes fortes dessa cena negra brasileira; e pensei no Voz Nagô como representante de Pernambuco e de Naná”, explica Zé Manoel, que atualmente está desenvolvendo um novo disco, ainda sem nome, com referência à sua ancestralidade negra. O CD deve ser lançado no próximo ano. 

MULHERES

Embora a abertura oficial, nesta quinta (21), na Matriz de Santo Antônio, só amanhã começam os shows do FIG 2016, tendo como principal atração a cantora carioca Elza Soares. No festival, ela canta o seu premiado e reverenciado disco A Mulher do Fim do Mundo, um CD que fala sobre o empoderamento feminino e a força da mulher. Elza sobe ao palco Mestre Dominguinhos à 0h20.

Antes dela, se apresentam no local as cantoras Andrea Amorim, às 21h; Larissa Luz, às 22h; e Karina Buhr, às 23h10. 

 

Últimas notícias